Petistas lamentam morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez

Tabaré Vásquez assumiu primeiro governo de esquerda desde a ditadura, governou por dois mandatos e liderou país que avançou em reformas ousadas e cidadãs.

O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada deste domingo (6). Ele tinha 80 anos e lutava contra um câncer no pulmão. Tabaré, líder da Frente Ampla que iniciou uma temporada de governos progressistas em seu país, foi eleito pela primeira vez na década passada e governou de 2005 a 2010. Em seguida, elegeu seu sucessor José Pepe Mujica e voltou a vencer para novo mandato, o terceiro seguido da Frente Ampla, entre 2015 e 2020. Foi sucedido em março por Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal.

“Seu exemplo de integridade política e compromisso inquebrável com o nosso país e nossa gente nos impulsionará a continuar o seu legado”, diz a nota da Frente Ampla divulgada hoje. Sob os governos de Vázquez e de Pepe Mujica, o Uruguai combinou crescimento econômico com distribuição de renda, amplos investimentos em educação pública e saúde. O país ousou também com a aprovação de leis que regularam o direito ao abordo, o casamento homoafetivo e o consumo de maconha.

Está previsto para as 13h a saída de um cortejo, partindo da Prefeitura de Montevidéu, que percorrerá as ruas da capital uruguaia. Mas o governo e a própria Frente Ampla concordaram em orientar a população a permanecer em casa ou dentro de seus carros para respeitar o distanciamento social.

O presidente Luis Lacalle Pou elogiou o adversário político e afirmou que Tabaré Vasquez enfrentou sua batalha contra o câncer com serenidade e coragem. “Tivemos diálogos pessoais e políticos que valorizo e recordarei. Serviu seu país com esforço e obteve êxitos importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto”, disse em nota.

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara repercutiram a morte de Tabaré pelas redes sociais.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) recebeu com tristeza a morte do ex-presidente. “TABARÉ, PRESENTE! Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez. Grande líder progressista! Vai em paz amigo Tabaré, estendo meus sentimentos de pesar à sua família e aos membros frente-amplistas”, destacou em seu Twitter.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também lamentou a morte de Tabaré. “Perdemos Tabaré Vasquez, duas vezes presidente do Uruguai pela Frente Ampla. Nossos profundos sentimentos ao povo Uruguaio.”

“O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada de hoje, aos 80 anos. Ele lutava contra um câncer no pulmão. A morte foi anunciada na manhã de hoje pelo seu partido, o Frente Ampla. Aos familiares e amigos e todo o povo do Uruguai, nossa solidariedade”, escreveu o deputado Nilto Tatto (PT-SP), em sua conta no Twitter.

A deputada Maria do Rosário (PT-TS) reproduziu em seu Twitter, comunicado da Frente Ampla uruguaia: “Hasta la victoria siempre Tabaré! “A las 21 hs convocamos en todo el país, a abrir puertas y ventanas de nuestros  hogares y poner el texto de Mario Benedetti, musicalizado p Joan Manuel Serrat:  Defender la Alegría https://youtube.com/watch?v=1FY43hUjIIo y aplaudir por 5 min.”

Henrique Fontana (PT-RS) lembrou que Tabaré liderou a Frente Ampla logo após a ditadura uruguaia. “Minha solidariedade ao povo uruguaio. Tabaré Vázquez foi um grande líder da Frente Ampla que liderou o Uruguai após a didatura e conquistou avanços importantíssimos para a população. Tabaré, presente!”, anotou no Twitter.

O petista Paulo Pimenta (RS), ex-líder da Bancada, gravou vídeo em que afirma: “Uruguai perde Tabaré Vásquez. Um democrata que deixará saudades”. Veja o vídeo:

Eleita prefeita em Juiz de Fora (MG), na última eleição, a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), também prestou homenagem ao ex-presidente do Uruguai. “A América Latina perde uma grande referência, um grande líder. Ao povo uruguaio, nosso abraço solidário”, anotou em sua conta no Twitter.

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) recebeu com pesar a morte de Tabaré. Logo cedo expressou sua solidariedade. “Foi com muito pesar que o partido Frente Ampla anunciou a morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez, aos 80 anos, na madrugada de hoje. Ele lutava contra um câncer de pulmão”. O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) igualmente se manifestou acerca da morte do ex-presidente. ” Meus sentimentos ao povo uruguaio. Tabaré Vásquez foi uma das grandes lideranças da Frente Ampla (coalizão progressista) e o primeiro líder de esquerda a ser eleito no Uruguai desde o fim da ditadura militar”.

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), tuitou: “O domingo ficou triste com o falecimento do Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai. Essa é uma grande perda para o Uruguai e para América Latina. Vázquez é exemplo de luta pela democracia.”

 

PT na Câmara com Rede Brasil Atual

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/