Frei Anastácio afirma que depoimentos de ex-ministros, na CPI da Covid, já fornecem elementos para incriminar Bolsonaro

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) disse que só os depoimentos dos dois ex-ministros da saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, na CPI da Covid-19, no Senado, já seriam suficientes para punir Jair Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade sobre a pandemia.

“Nelson Teich foi muito claro ao dizer na CPI do genocídio que pediu demissão do cargo, ao perceber que não possuía nenhuma autonomia para gerir a pasta. Ou seja, Bolsonaro era quem tomava as decisões. Ele também citou como agravante, o fato de Bolsonaro querer que o Ministério da Saúde adotasse protocolo de indicação de cloroquina, como tratamento precoce da Covid-19. Essas declarações são crimes graves contra a população”, disse o deputado.

O parlamentar observou ainda que o depoimento de Mandetta reforça ainda mais os crimes cometidos por Bolsonaro. “Ele também foi claro. Informou que não houve campanha institucional contra a Covid, por decisão de Bolsonaro. Afirmou que Bolsonaro insistiu na cloroquina e no confinamento vertical e que a ordem de produzir cloroquina pelo Exército partiu de Bolsonaro. Ele explicou ainda que Bolsonaro sempre divergiu das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, relatou Frei Anastácio.

O parlamentar citou também que outra parte forte do depoimento de Mandetta foi o fato de ele ter advertido a Bolsonaro sobre o possível número de mortes que o Brasil poderia registrar até o final do ano de 2020. “Mandetta alertou sobre 180 mil mortes e não foi ouvido por Bolsonaro, que desprezou a ciência. E o resultado ainda foi pior”, criticou Frei Anastácio.

Foco da CPI

O parlamentar observou igualmente que os aliados de Bolsonaro estão tentando desviar o foco da CPI, pedindo para que prefeitos e governadores sejam investigados. “É uma tentativa desesperada deles. Mas, o objeto da CPI do Senado é a gestão do Governo Federal na pandemia. A CPI não está investigando estados e municípios. Até agora, os trabalhos estão sendo realizados de forma muito isenta pela CPI. Espero que as investigações sejam concluídas e Bolsonaro receba as punições merecidas pelos crimes de responsabilidade, que provocaram o agravamento da pandemia e já causaram a morte de mais de 411 mil brasileiros”, concluiu.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo