Comissão especial começa a debater “Mais Médicos”

A comissão especial que analisa a Medida Provisória (MP 621/13) que instituiu o Programa Mais Médicos realizou nesta terça-feira (3) a primeira audiência pública para discutir o tema.  Uma das divergências presente no debate foi a contratação de médicos estrangeiros para atuar no Brasil, principalmente os cubanos.

O coordenador do Fórum Nacional dos Dirigentes das Escolas de Medicina das Instituições Federais de Ensino, Antônio Carlos Lopes, por exemplo, classificou o currículo do curso de medicina de Cuba, como “extremamente fraco”.

Para o relator da matéria na comissão, deputado Rogério Carvalho (PT-SE) o programa vai “desobstruir” o setor de saúde no país. “Não podemos ficar cegos a isso. Não podemos apequenar um debate tão grandioso como o debate de mais médico, mais saúde no Brasil”, afirmou.

O petista ressaltou, por outro lado, que todas as contribuições são fundamentais para a confecção do seu relatório. Para ele, o Congresso “tem a oportunidade de passar a limpo o atraso e o abandono que comunidades inteiras foram sujeitadas sem profissionais médicos”. 

Rogério Carvalho lembrou que não existe no Brasil a cultura da prática médica geral e nem a do cuidado continuado à população que mais precisa do serviço de saúde. Esse quadro, explicou, confirma uma oportunidade “impar” para se debater a questão de formação e da qualidade desse profissional. Ele se referiu a um dos pontos que consta da MP que é a instituição do segundo ciclo para o curso de medicina.  Ou seja, após a graduação de seis anos, o estudante terá mais dois anos para qualificar a formação atuando na atenção básica e na urgência e emergência.

“Este é um espaço para construirmos o campo de prática, de reprodução e criação de uma concepção clara  de que o especialista deve atuar com a visão geral, consolidando assim, uma presença forte de uma medicina de qualidade para todos os brasileiros que precisam desses cuidados “, frisou Rogério Carvalho.

O debate contou com a participação de representantes das entidades médicas, gestores de saúde, fóruns de entidades de instituição de ensino superior e do governo.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100