A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) protocolaram nessa segunda (12), o projeto de lei (PL 1341/2021) que mantém a suspensão do pagamento de Fies enquanto durar a pandemia, além de garantir que nenhum estudante tenha seu nome colocado no Serasa por falta de pagamento do programa.
A Lei 14.024/2020 já prevê o direito à suspensão do pagamento de parcela do Fies aos estudantes em dia com as prestações do financiamento. O objetivo do projeto de lei é prorrogar os prazos fixados na lei já existente “tendo em vista as dificuldades da população – dificuldades marcadas pelo desemprego, carestia e fome – de pagar suas dívidas com o Fies”. O projeto prevê ainda a redução de juros da dívida acumulada durante a suspensão dos pagamentos.
Para a deputada Maria do Rosário, o Estado tem o dever de apoiar os estudantes, que segundo ela, em geral são trabalhadores e trabalhadoras que também perderam seus empregos. “Esta é uma luta muito justa, pois não podemos permitir que pessoas já penalizadas pelo desemprego ainda sejam penalizadas no acesso à educação, e tenham o nome incluído na lista de devedores”, afirma a deputada.
Pressão para aprovação
Já o deputado Federal Zeca Dirceu, também autor da proposta, afirma que “esse é um projeto que beneficia muitos brasileiros que estão com suas parcelas em atraso, devido à grave crise causada pela pandemia e pela irresponsabilidade de um governo que não atua para ajudar seu povo. Agora precisamos da ajuda das pessoas, da mobilização, da pressão para aprovarmos esse PL no Congresso”.
Assessoria de Comunicação