Líder do PT defende amplo entendimento para votar vetos presidenciais sem prejuízos ao país

JGentrevista-190813 

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

O Congresso Nacional realiza sessão nesta terça-feira (20), às 19h, para apreciação de vetos presidenciais. O  líder do PT, deputado José Guimarães (CE), afirmou hoje (19), em entrevista no Salão Verde da Câmara, que há acordo para a manutenção dos vetos em itens de quatro propostas. São elas:  MP 606/13 sobre alterações no (Pronatec); MP 609 sobre ampliação de desonerações em itens da cesta básica; MP 610 sobre garantia-safra; e  o PL 7703/06, que trata do ato médico.

“Estamos preparados para votar quatro vetos acordados e isso significa um amplo  entendimento. Para o PT, manter o veto do ato médico significa a preservação do interesse da saúde pública. Este veto está totalmente vinculado à questão da MP do Programa Mais Médicos”, afirmou Guimarães. O item foi vetado para permitir que outros profissionais de saúde formulem diagnósticos, entre outros procedimentos.

Outros vetos – O líder petista ressaltou, no entanto, que sobre os outros dois vetos incluídos na pauta do Congresso ainda não existe entendimento. Os vetos são o dispositivo do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que retira do cálculo do repasse de estados e municípios as desonerações concedidas pela União sobre o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);  e à extinção da multa de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) paga pelo empregador no caso de demissão  sem justa causa. De acordo com Guimarães, é necessário tempo para construir “um amplo entendimento” sobre estes dois vetos. “Esses dois vetos não trancam a pauta e podem ser deixados para setembro. Penso que o presidente (do Congresso) Renan poderá reconsiderar. Esta é a nossa solicitação para preservar o bom entendimento”, disse o líder do PT.

Rombo – Na avaliação do líder José Guimarães, a derrubada do veto dos 10% do FGTS teria grande impacto nas contas do governo. “Sobretudo no Programa Minha Casa, Minha Vida. Precisamos de tempo para dialogar com os empresários. Inclusive, já apresentei proposta (PLP 310/13) que visa diminuir gradativamente este percentual até 2017, quando seria extinto”, disse.

Com relação ao veto sobre o projeto do FPE, o líder petista defende a manutenção do veto para, depois, o governo iniciar “um diálogo” com os governadores. “Não podemos quebrar  o país. Se derrubarmos este veto teremos rombo total nas contas públicas e isso não é bom para o Brasil”, alertou Guimarães.

Novas regras – Esta será a primeira sessão do Congresso com as novas regras para análise dos vetos presidenciais. Projeto de resolução aprovado prevê que todos os vetos a partir de 1º de julho deste ano deverão ser analisados no prazo máximo de 30 dias, sob  pena de a pauta do Congresso ficar trancada até a sua apreciação. O início da contagem do prazo de 30 dias será a partir da protocolização do texto no Senado, e não da publicação dos vetos no Diário Oficial da União.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100