Vaccarezza divulga guia para explicar minirreforma eleitoral

vaccarezzaGTreforma

O coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), divulgou nesta semana um pequeno guia explicando as principais mudanças propostas pelo GT, na forma do substitutivo ao projeto de lei 5.735/13.

Para Vaccarezza, a chamada minirreforma eleitoral trará mudanças importantes para a democracia brasileira. “O projeto desburocratiza o processo de prestação de contas, facilitando a fiscalização”, afirmou o parlamentar, que ressaltou também que não será feita qualquer alteração na Lei da Ficha Limpa.

Saiba quais são as principais mudanças da minirreforma:

:: Justiça eleitoral

– Atualmente: A justiça eleitoral faz a fiscalização e discute o mérito dos gastos do partido.

– Minirreforma: A justiça eleitoral poderá fazer a fiscalização, analisar as notas fiscais do partido, se o serviço foi realmente prestado, se os preços estão compatíveis com o mercado, mas não poderá examinar o mérito da despesa do partido.

:: Financiamento de campanhas

As doações a partidos e candidatos estão limitadas, por lei, no caso de empresas a 2% do faturamento bruto do ano anterior e a 10% dos rendimentos brutos auferidos no mesmo período, no caso de pessoas físicas.

– Atualmente: Os doadores que passarem o teto das doações ficam sujeitos a multas de 400% a 900% da quantia doada acima do teto.

– Minirreforma: A multa passaria de 50% a 100% da quantia de doação que passe do teto.

– Motivo: A multa exagerada, 10 vezes maior do valor desembolsado, faz com que os juízes optem por arquivar a maioria dos processos relacionados ao financiamento.

:: Prestação de contas dos candidatos

– Atualmente: Os candidatos são obrigados a apresentar recibos dos gastos, a maioria preenchidos à mão, que não são digitalizados e o controle é feito por amostragem. A Receita Federal fiscaliza mais de 5 milhões de recibos dessa forma.

– Minirreforma: Hoje a Receita Federal fiscaliza as declarações do Imposto de Renda cruzando dados de transações eletrônicas, os recibos são guardados pelos contribuintes. Seguindo essa lógica, a proposta obriga que as doações aos partidos devem ser feitas sempre via conta bancária específica e mediante depósito identificado e a comprovação por meio de extratos dessas contas específicas.

:: Cassação de prefeito, governador e presidente por processo eleitoral

– Atualmente: Caso os candidatos aprovados por votos majoritários sejam cassados por processo eleitoral, o segundo colocado da eleição assume o cargo.

– Minirreforma: A proposta impõe que seja realizada uma nova eleição para que a população decida quem deve assumir o cargo.

:: Troca de candidatos para eleição

– Atualmente: O candidato ficha suja se candidata e pode, no sábado anterior à votação, colocar outra pessoa para ser votada. A foto do ex-candidato continua na urna.

– Minirreforma: O prazo para o candidato deixar de concorrer a uma eleição deverá ser de 20 dias anteriores à eleição, tempo suficiente para que a Justiça Eleitoral os dados do novo candidato nas urnas.

IMPORTANTE: A minirreforma eleitoral não altera em nada a lei da Ficha Limpa.

Baixe o PDF do guia:

[link do arquivo]

Mais informações sobre o GT:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/grupos-de-trabalho/nova-lei-eleitoral

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100