PT alinha-se às centrais sindicais e defende derrubada de veto de Bolsonaro que deixa trabalhadores sem direitos

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), defendeu hoje (4) a derrubada do veto do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro a um item da Medida Provisória (MP 936 – já sancionada) que deixa os trabalhadores e trabalhadoras sem proteção e sem direitos conquistados. “É fundamental derrubar esse veto, já que a decisão de Bolsonaro deixa os trabalhadores sem nenhuma proteção enquanto não houver um outro acordo coletivo de trabalho”, denunciou o parlamentar.

O Congresso Nacional incluiu no texto da MP 936 que os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) poderiam ser prorrogados enquanto não houvesse um novo acordo. A chamada ultratividade preservava os direitos como piso salarial, jornada de trabalho, vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde, entre outros benefícios. Com o veto de Bolsonaro, todas essas garantias vão por água abaixo.

Centrais sindicais

Verri assinalou que a aprovação da ultratividade era uma luta da CUT e demais centrais sindicais para que os trabalhadores mantivessem esses e outros benefícios, principalmente durante o período da pandemia de Covid 19, já que o distanciamento social dificulta as reuniões e votações nas assembleias virtuais.

O texto vetado era muito importante para dar estabilidade às negociações e manter direitos. Por isso, segundo o líder, a Bancada do PT vai envidar todos os esforços para que o Congresso derrube o veto presidencial. Para tanto, é preciso 50% mais um dos votos das duas Casas, Câmara e Senado.

Auxílio emergencial

O líder defende também a derrubada da Medida Provisória (MP 1000/2020) que reduziu o auxílio emergencial durante a pandemia de Covid-19 de R$ 600,00 para R$ 300,00, além de diminuir drasticamente o número de beneficiários. “O governo Bolsonaro quer levar os brasileiros à fome e à miséria”, advertiu o líder do PT.

Verri explicou que Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, seguem um modelo estritamente fiscal, sem investimentos para gerar empregos e renda, desprezando igualmente políticas públicas para minimizar os danos à população causados pela Covid-19. Segundo ele, a dupla contraria até o Fundo Monetário Internacional, que redirecionou suas diretrizes e preconiza atualmente a redistribuição de renda e a adoção de auxílio emergencial enquanto durar a pandemia.

Na análise do líder, a incompetência do governo Bolsonaro tem afugentado investidores externos e causado insegurança às empresas nacionais, à exceção das do sistema financeiro, que têm auferido lucros bilionários em plena pandemia de Covid-19. “A política econômica de Bolsonaro deixa o povo mais pobre e com fome e ainda provoca a falência das empresas nacionais”, alertou o líder do PT.

Segundo Enio Verri, a única solução para o Brasil voltar ao trilho do crescimento econômico com justiça social é o impeachment de Bolsonaro. Na Câmara, há mais de 50 pedidos de impeachment protocolados por partidos políticos e movimentos sociais e personalidades jurídicas.

Veja o discurso na íntegra:

PT na Câmara

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100