Entidades do Paraná lançam manifesto Contra os Cortes nas Verbas da Educação

Depois de intensos debates e muito trabalho, entidades que representam instituições de ensino, alunos e docentes lançaram o manifesto “Carta aos Parlamentares do Paraná Contra os Cortes na Educação”. O lançamento ocorreu na terça-feira (8), em um ato marcado por diversos ataques virtuais e falas calorosas em defesa da educação pública.

A iniciativa foi capitaneada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e teve o apoio dos deputados estaduais professor Lemos e Arilson Chiorato, ambos do Partido dos Trabalhadores.

O professor Rodolfo Fiorucci, diretor-geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Jacarezinho, foi responsável por mediar o evento. Em sua primeira fala ele destacou o projeto de desmonte da educação, iniciado com o golpe de 2016. “A educação está sob ataque há algum tempo, desde que os royalties do petróleo foram colocados pelo governo Dilma como mecanismo de financiamento adequado para a melhoria da educação. De lá para cá todos sabemos o que ocorreu no país: um golpe que fica cada vez mais evidente com o desmonte do Estado, dos serviços públicos e da educação”, declarou.

“O Brasil está vivendo o oposto do bom senso mundial no que concerne às políticas educacionais. O País caminha rumo ao colapso educacional, científico e tecnológico; e com a previsão de cortes nas verbas discricionárias da educação, para 2021, o processo de deterioração superestrutural (economia, trabalho, saúde, política, sistema judiciário, cultura e sociedade) será ainda mais acentuado. Em termos comparativos com a PLOA 2015 (R$ 46,8 bilhões), a PLOA 2021 prevê menos da metade dos recursos para manutenção e investimento nas instituições, totalizando R$ 20 bilhões”, destaca o manifesto.

Em outro ponto, o documento afirma que “Essas instituições públicas respondem por quase 98% de toda produção científica brasileira, mesmo com os baixos investimentos. O Brasil investe menos da metade por aluno do que é investido em outros países da OCDE e o Ministério da Defesa terá aumento substancial no orçamento 2021 (sem contexto de guerra), enquanto isso, na prática o Ministério da Educação sofrerá uma implosão em verbas discricionárias”.

A plenária virtual foi encerrada pelo idealizador do manifesto, o deputado federal Zeca Dirceu, que afirmou ser uma iniciativa coletiva e que representa a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. “É uma iniciativa muito importante e foi um evento muito exitoso, apesar da tentativa de nos calarem. O Paraná é um estado que sai na frente e que já está se organizando para evitar a retirada de recursos da educação, ainda mais quando vemos o governo planejando aumentar os recursos do Ministério da Defesa, da publicidade e propaganda e de coisas que não são tão prioritárias como é o investimento na educação. A carta é um manifesto coletivo dos cidadãos do Paraná, das lideranças políticas, de todo professor e de todo o estudante. É com diálogo e posição firme que vamos defender a educação do nosso estado e do nosso Brasil”, concluiu o parlamentar.

Ao todo, mais de 50 dirigentes sindicais, entidades, doutores, professores, políticos, alunos e personalidades assinaram a carta que será enviada a toda a bancada de deputados federais e senadores paranaenses no Congresso Nacional.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100