Reginaldo Lopes requisita ao STF busca e apreensão dos exames de Covid-19 de Bolsonaro

 O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os exames de Covid-19 feitos pelo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro sejam alvo de busca e apreensão.  O deputado argumentou que a sociedade brasileira tem o direito de saber se o presidente da República colocou em risco a população, diante do fato de Bolsonaro ter, desde o início da pandemia, incentivado e participado de aglomerações, debochando das medidas de confinamento social para conter a expansão da doença.

A ação do deputado é um aditamento que dá sequência  a uma  notícia-crime que apresentou  contra Bolsonaro.  Na petição (PET) 8744, no final de março, Reginaldo Lopes  apresentou notícia-crime contra Bolsonaro por prática do crime de infração de medida sanitária a resultar em perigo comum.  Na PET, o parlamentar citou as atitudes do presidente que teriam incentivado a população a descumprir as medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia do novo coronavírus, como ter cumprimentado cidadãos na Praça dos Três Poderes em 15/3 e utilizado os termos “histeria”, “uma simples gripezinha” e “resfriadinho” para se referir à pandemia. Lopes pediu ao STF a antecipação de provas sobre o exame do presidente, cujo resultado nunca foi divulgado.

“Gripezinha”

Nos argumentos do aditamento apresentado, o deputado relembrou que no último dia 30, Bolsonaro “voltou a afirmar que pode ter contraído o coronavírus”. Em entrevista à rádio Guaíba, de Porto Alegre, durante visita à capital gaúcha, o chefe do Executivo declarou que “talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti”.  “Decerto, os laudos dos exames a que fora submetido o presidente da República para a detecção de Covid-19 são relevantes para comprovação das imputações constantes no processo em epígrafe, bem como para que a douta Procuradoria Geral da República realize novo estudo sobre a viabilidade de apresentação de eventual denúncia contra o Presidente da República”, afirmou Reginaldo.

“Desse modo, merecem ser resguardados antecipadamente todos os elementos de provas que possam ser relevantes aos fatos investigados, principalmente os laudos dos exames a que fora submetido o Presidente da República para a detecção de Covid-19”, pontua o deputado no documento.

A peça jurídica impetrada pelo deputado petista na Suprema Corte é assinada pelos advogados Joelson Dias, Thyago B. S. Mendes e Camila Carolina Damasceno Santana.

Na noite de sexta-feira (8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou as decisões que obrigavam Jair Bolsonaro a apresentar os resultados dos exames. A decisão foi do presidente da Corte, João Otávio Noronha.

Leia a íntegra da representação:

STF – Petição nº 8744 – Rel. Min. Marco Aurélio – REGINALDO LAZARO DE OLIVEIRA LOPES x jair messias bolsonaro – aditamento 5 – FINAL – 9.5.2020 – Assinado

 

Redação PT na Câmara com Congresso em Foco

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo