BR 163, obra de Lula e Dilma é inaugurada; Bolsonaro divulga fake news sobre a rodovia, denuncia Rosa Neide

A obra de recuperação da BR 163, Cuiabá-Santarém, que o presidente Jair Bolsonaro inaugurou na sexta-feira (14) foi apenas de um trecho de 7% da rodovia. Os governos Lula e Dilma executaram a maior parte dos serviços de recuperação da BR 163.

“O governo Bolsonaro apenas completou os 51 quilômetros, faz um barulho e divulga fake news. Precisamos do governo, todos os produtores de Mato Grosso precisam do governo, mas precisam de ações novas e não de fazer barulho com projetos já realizados, projetos já concluídos, projeto que começou, se intensificou e foi praticamente concluído nos governos de Lula e Dilma”, esclareceu a deputada professora Rosa Neide (PT-MT).

Para a deputada, a BR 163 – que se inicia no Rio Grande do Sul e se estende até o Pará -, foi um grande pulmão para avançar no escoamento de produção do estado do Mato Grosso e todo o País. Mas o Mato Grosso como o maior produtor de grãos e maior exportador do País, tem grandes benefícios com a BR 163. Rosa Neide ressalta as adversidades que os governos petistas enfrentaram para a recuperação da BR.

“O governo Lula com todo o esforço, superando toda adversidade das áreas indígenas, da questão do nosso território, tanto do Pará como de Mato Grosso, fez com que os projetos fossem aprovados e os avanços construídos. Os dois governos, Lula e Dilma, fizeram mais de 1.500 km da BR 163. E hoje a gente tem um escoamento da produção com garantia, com qualidade, com os produtores chegando aos portos”, lembrou a deputada.

PAC em 2007

Em 2007, a recuperação e pavimentação do trecho Cuiabá-Santarém da BR-163 e a duplicação da BR-163-364/MT Rondonópolis – Cuiabá – Posto Gil foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

A restauração, adequação e pavimentação do trecho entre Guarantã do Norte (MT), próximo à divisa entre Mato Grosso e Pará, e Santarém (PA), incluindo o acesso a Miritituba (BR-230/PA), com 1.024 km de extensão e investimento previsto de R$ 1,25 bilhão, inicial. Entre 2007 e 2014 foram investidos R$ 1,5 bilhões, e concluído 75% das obras. Em 2018, restavam 51 km a serem concluídos.

Governo Bolsonaro

Para a deputada Rosa Neide esse é o momento do governo de Bolsonaro dizer para o que veio e cobra mais atenção ao Mato Grosso. “É o momento de o governo Bolsonaro dizer para que veio, dizer quais são os projetos. Esse governo precisa contribuir muito com o estado do Mato Grosso que é o estado que mais exporta, que equilibra a balança comercial e que, infelizmente, não tem a atenção do governo”.

Rosa Neide também cobrou o pagamento do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). “O governo deu a palavra que pagaria o FEX, o governo Lula e Dilma pagaram integralmente, e agora não temos o FEX. É isso que queremos ouvir do governo Bolsonaro, não fake news a respeito da BR 163”.

Leia mais:

A verdade: PT constrói a BR 163 e Bolsonaro inaugura míseros 7% das obras

Veja o vídeo:

 

Foto – DNIT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo