A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI das Fake News – aprovou, na tarde desta quarta-feira (5), os requerimentos 299/2019 e 304/2019, ambos de autoria do deputado Rui Falcão (PT-SP). Um dos requerimentos solicita que sejam requisitados à deputada federal Joice Hasselmann os endereços de IP de computadores relacionados à milícia virtual e a disseminação de “Fake News”. Outro requerimento aprovado pede esclarecimentos ao Chefe de Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, acerca das declarações feitas pela deputada.
O deputado Rui Falcão destacou que “a aprovação dos requerimentos foi imprescindível para dar sequência aos trabalhos da CPMI, já que ainda existe muita informação a ser esclarecida”.
Em depoimento à CPMI a deputada Joice Hasselmann detalhou o funcionamento do chamado “gabinete do ódio” instalado, segundo ela, na própria Presidência da República e que lidera os ataques virtuais nas redes sociais feitos contra pessoas consideradas inimigas da família do Presidente.
“Precisamos acabar com essa indústria da mentira e garantir instrumentos democráticos no debate político. A propagação de mentiras e calúnias, a fim de tirar vantagens políticas de alguma situação, não faz parte desses instrumentos que devem ser garantidos pelo Estado”, finaliza o parlamentar.
No total, a CPI Mista das Fake News aprovou 21 requerimentos nesta terça-feira. A maioria deles é de pedidos para que o Google, o Facebook e o Twitter identifiquem os proprietários de diversos perfis.
Próxima reunião
A CPI Mista se reunirá duas vezes na próxima semana para retomar a coleta de depoimentos. Na terça-feira (12), a comissão receberá Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da empresa Yacows, que trabalha com marketing digital. A companhia é uma das apontadas como responsáveis por operar campanhas de mensagens direcionadas durante as eleições de 2018.
As deputadas Luizianne Lins (PT-CE) e Natália Bonavides (PT-RN) também participaram da reunião da CPMI.
Assessoria de Comunicação