Os deputados Alencar Santana Braga (PT-SP) e Carlos Veras (PT-PE) cobraram no plenário da Câmara, nessa terça-feira (4), mais ação do governo Bolsonaro para resolver a crise no atendimento dos pedidos de benefícios previdenciários. Os parlamentares ainda condenaram o fechamento de agências de INSS e a tentativa de militarização do órgão com a contratação, sem concurso, de militares da reserva para atender os pedidos de aposentadorias e benefícios.
Para Alencar Santana Braga, a falta de pessoal para atender a demanda da população prova a importância das instituições e dos servidores públicos. “Foi a falta de pessoal, de investimento no atendimento adequado, mais ágil, que prejudica as pessoas, as mais humildes, e alguns acham que serviço público não deveria existir, ou deveria ser fragilizado. Porém, isso é a prova concreta que, quando o serviço público não tem a devida atenção, apoio dos governantes, quem sofre é a população mais pobre”, ressaltou.
Por sua vez, o deputado Carlos Veras defendeu a realização de concursos públicos para atender a população e criticou a tentativa de privatização da Previdência. “Essa é uma luta nossa, contra a privatização da Previdência, contra militarização, pois precisamos de concurso público, e não militarizar nossas agências. Tive a oportunidade durante o recesso de rodar o estado de Pernambuco, e percebi que a população rejeita a proposta de militarização do INSS”, afirmou.
Agências abertas
O deputado Alencar Santana Braga criticou ainda a política de fechamento de agências do INSS, implementado pelo governo Bolsonaro. “Que tenhamos a garantia das agências abertas, que estão tentando fechar, como algumas agências na zona leste de São Paulo, e outras regiões do País, precarizando o atendimento à população”, explicou.
Como forma de evitar o fechamento de novas agências, Alencar Santana Braga pediu o apoio do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “A gente apela à Vossa Excelência que aja, como ontem (segunda-feira, dia 3) quando recebeu a comissão de servidores do INSS, eu, junto com deputado [Paulo] Pimenta, em uma agenda que o deputado [Alexandre] Padilha requereu. Que a gente defenda o INSS e garanta o atendimento, a concessão de benefícios que as pessoas têm direito”, defendeu.
Héber Carvalho
Foto: Elza Fiúza/ABr