Deputados acusam Bolsonaro de ser leniente com a corrupção por sua decisão de manter chefe da Secom no cargo

Vários deputados da Bancada do PT na Câmara criticaram pelo Twitter, nesta quinta-feira (16), a decisão do presidente Jair Bolsonaro de manter no cargo o Secretário de Comunicação da Presidência da República (SECOM), Fabio Wajngarten, que recebeu dinheiro de emissoras e agências contratadas pelo governo Bolsonaro por meio de uma empresa de marketing do qual é sócio. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (15) pela Folha de S. Paulo.

A legislação brasileira é clara ao proibir agentes públicos de manterem relação comerciais com empresas que possam ser afetadas por suas decisões dentro do governo. O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), repudiou a omissão de Bolsonaro. “Não esperem de um chefe de milícia alguma atitude séria para combater corrupção. Não haverá. Jamais! Estamos retrocedendo dois séculos em transparência, impessoalidade e outros princípios republicanos. Demitir chefe da Secom flagrado em crime? Só por força judicial”, afirmou.

Já o deputado Enio Verri (PT-PR), que assume a liderança da Bancada do PT na Câmara no início de fevereiro, destacou que o presidente Bolsonaro tem o dever de dar satisfação à sociedade. Caso contrário, ressaltou o parlamentar, as instituições do País passam a ter responsabilidade em investigar e punir o chefe da Secom. “Bolsonaro e parte da imprensa brasileira devem satisfações à sociedade. Caso não deem, passa aos órgãos de fiscalização e controle a obrigação de cobrar explicações, investigar e aplicar as sanções à escandalosa corrupção na Comunicação institucional do Palácio do Planalto”, argumentou.

A leniência de Bolsonaro com membros do governo envolvidos em casos de corrupção foi apontada pela deputada Erika Kokay (PT-DF). “Desde que chegou ao Planalto, Bolsonaro usa o cargo de presidente para se defender e defender a familícia. Queiroz, laranjal, assassinato de Marielle. Bolsonaro, agora, defende Fabio Wajngarten, chefe da SECOM, envolvido em gravíssimo conflito de interesses”, denunciou Erika.

O deputado Odair Cunha (PT-MG) também criticou o evidente conflito de interesses do caso. “E Bolsonaro vai mantê-lo no cargo. Absurdo!”.

Já o deputado Rui Falcão (PT-SP) cobrou a demissão do chefe da Secom. “E aí, Bolsonaro? Não vai demitir o chefe da Secom, que recebe grana de empresas contratadas pelo governo?”.

As promessas de de Jair Bolsonaro em relação a possíveis escândalos envolvendo seus auxiliares no governo foram lembradas pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Lopes postou fala de Bolsonaro em 2018 dizendo que “ministros com acusações contundentes deverão deixar governo”. Agora, “Bolsonaro defende chefe da Secom, acusado de corrupção, e diz que vai mantê-lo no cargo”, completou Lopes.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) explicou como funciona o esquema. Segundo ela, “o governo contrata as agências, e essas, por sua vez, contratam como ‘terceirizadas’ as empresas de Wajngarten”. De acordo com a parlamentar, “o governo paga numa ponta e o dinheiro cai para Wajngarten, na outra. Para seguir tocando a empresa informalmente, Wajngarten nomeou em sua secretaria o irmão do sócio que toca as empresas”, detalhou a petista.

Por sua vez, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) destacou como os escândalos envolvendo Bolsonaro demonstram a falsidade do discurso feito por ele durante a campanha eleitoral. “Como nos diversos casos anteriores, envolvendo assessores, familiares e aliados, o capitão de milícias esquece o discurso tosco sobre corrupção e imoralidade. Pois sabe ser ele, e os seus, o exemplo clássico de imorais e corruptos”, escreveu o parlamentar paulista.

Também se manifestaram no Twitter criticando a decisão de Bolsonaro e exigindo a investigação do caso os deputados petistas Paulão (AL), Paulo Teixeira (SP) e Alexandre Padilha (SP).

PT na Câmara

Foto: Lula Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100