Na condição de presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) ocupou a Tribuna para elogiar o Governo do Brasil que está criando um ambiente “favorável, propício para, em definitivo, construirmos um sistema intermodal de transporte neste País”. Segundo ele, serão contempladas não só as rodovias, mas também haverá investimentos nos portos, em 270 aeroportos e em ferrovias.
“Há o projeto estratégico ferroviário brasileiro. No PAC das Concessões serão investidos R$ 91 bilhões para se construírem 10 mil quilômetros de ferrovias modernas, de bitola larga, com velocidade média de 80 quilômetros por hora, permitindo integrar este Brasil de norte a sul”, elogiou.
Para o deputado, ferrovia é um transporte mais barato, mais seguro, ambientalmente sustentável e indutor do desenvolvimento econômico e social. “O segundo ponto fundamental e estratégico que o Governo brasileiro está discutindo são os traçados dessas ferrovias. Vão ser pensados conceitualmente dois tipos de traçados: um que exporta as commodities, que exporta produtos de baixo valor agregado, como o petróleo, o minério de ferro ou os grãos; ou um traçado para integrar e desenvolver a indústria nacional, para exportar para os portos brasileiros produtos industrializados, e produtos de valor agregados”, disse.
Ainda, segundo ele, é estratégica a decisão de fazer do Brasil um país cada vez mais desenvolvido e industrializado na área da ciência e tecnologia e na indução do desenvolvimento econômico e social.
Equipe PT na Camara