Propostas para fortalecer agricultura familiar são entregues ao MDA

prjoaoprton

Como resultado do seminário promovido nos dias 10 e 11 de abril pelo Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados , para discutir os avanços e desafios das políticas públicas adotadas nos últimos 10 anos para a agricultura familiar no Brasil, os deputados Padre Ton (PT-RO) e Padre João (PT-MG) entregaram nesta quarta-feira (24) ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sugestões destinadas a melhorar e fortalecer o setor, responsável por 70% da produção dos alimentos consumidos no país.

As sugestões foram alinhavadas em cada um dos oito pontos considerados relevantes nas políticas existentes. Os pontos considerados são: Assistência técnica e extensão rural; crédito rural do Pronaf; Seguro da agricultura familiar e manutenção da renda; comercialização e mercados institucionais; Suasa (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária), inspeção sanitária e  agroindustrialização da produção; pesquisa e desenvolvimento agropecuário; política de reforma agrária e assentamentos rurais e educação no campo.

O documento, entregue ao secretário da Agricultura Familiar (SAF) Valter Bianchin, é produto dos debates que reuniram deputados, técnicos de órgãos federais ligados ao tema e representantes de sindicatos e entidades com atuação na agricultura familiar.

“Há consenso no reconhecimento de que os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma foram eficientes em erguer o portfólio de políticas existentes, mas que esse ciclo encontra-se em vias de esgotamento e reclama  por uma nova etapa de inovações”, registra o documento.

O deputado Padre Ton reconhece os avanços na agricultura familiar, como a ampliação dos investimentos desde o primeiro ano do governo Lula, mas destacou durante encontro com Bianchin que é preciso ampliar também os beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf),  concentrado em grupo de agricultores consolidados ou de melhor renda.

Ele registrou a existência de “problema gravíssimo em Rondônia, com 90 assentamentos que estão em processo de emancipação e dependem muito do Incra para avançar” e ter acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas como o acesso ao crédito. Qualificar a identificação no DAP é um dos pontos do documento.

O acesso das populações tradicionais (indígenas e quilombolas) ao crédito e outras políticas da agricultura familiar também foi lembrado pelo deputado, que esteve na Funai esta semana quando a ele foi garantida a solução para que comunidades indígenas com aptidão para agricultura tenham identificação no DAP.

Algumas propostas contidas no documento entregue são:

Assistência técnica e extensão rural: defender que a gestão política da Ater continue vinculada ao MDA; propor uma reestruturação da assistência técnica promovida pelas Ematers, ampliando seu quadro profissional e qualificação e ampliar o quadro de servidores do Incra e o acompanhamento pelos servidores públicos na execução dos serviços de Ater contratados nas Chamadas Públicas.

Crédito Rural do Pronaf: garantia de acesso horizontalizado, desconcentrando o programa das maiores taxas de renda, e adequando ao publico da reforma agrária e dos agricultores pobres enquadrados no público do Plano Brasil Sem Miséria; desburocratização e agilidade na proposição de projetos, na aprovação e na liberação, com prioridade aos projetos agroecológicos e renegociação de dívidas, garantia de sua efetividade junto às agencias bancárias, adequação das normas à capacidade de pagamento dos agricultores e possibilidade de contratação de novas operações.

Política de reforma agrária: revisão urgente dos índices de produtividade; demarcação de terras indígenas e quilombolas; regularização fundiária como instrumento essencial de viabilização do acesso às políticas públicas e propor o reconhecimento do  Cadastro Ambiental Rural (CAR) como instrumento de adequação e licenciamento ambiental dos projetos de assentamento.

Pesquisa e desenvolvimento agropecuário: estabelecer uma nova relação com a Embrapa objetivando o desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar e garantia de recursos para uma pesquisa pública direcionada e adequada à realidade da agricultura familiar e reforma agrária.

Mara Paraguassu gabinete parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100