O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou nesta segunda-feira (18), em seu canal no YouTube, que esta semana será de grande agitação política, dentro e fora do Congresso Nacional. “Uma semana que promete”, analisou. Segundo Pimenta, “o fato novo da conjuntura política do País é Lula!”. O parlamentar ainda aponta como assuntos motivadores de grandes debates nesta semana a tentativa de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara da proposta de emenda à Constituição que permite a prisão logo após a condenação em segunda instância (PEC 410/2018); o depoimento da ex-líder do governo Bolsonaro Joice Hasselmann (PSL-SP), na CPMI das Fake News; e a votação no STF da ação que trancou a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o senador Flávio Bolsonaro (PSL), fruto do escândalo envolvendo o seu ex-assessor Fabrício Queiroz.
Apesar disso, o líder petista aposta que Lula vai continuar sendo o destaque do noticiário político nacional da semana. Ele lembrou que desde que conquistou a liberdade o ex-presidente já participou de vários eventos: na Vigília Lula Livre – em Curitiba (PR) – logo após a libertação; o reencontro com a militância em São Bernardo do Campo (SP); na reunião da Executiva Nacional em Salvador (BA) e ontem no Festival Lula Livre, em Recife (PE), com mais de 200 mil pessoas presentes.
“Em uma semana o Lula movimentou a política do Brasil, movimentou a nossa militância em quatro estados, em três regiões, reacendendo na população uma sensação de que as pessoas estavam esquecidas: esperança! O Lula consegue ter uma capacidade extraordinária de ficar 580 dias presos numa solitária em Curitiba e sair de lá transbordando esperança, gratidão…as palavras do Lula são muito de gratidão, de reconhecimento a todo apoio que ele recebeu em todo esse período que ele esteve lá”, observou Pimenta.
América Latina
O líder enfatizou ainda que Lula se encontra em liberdade justamente em um momento de grande efervescência política na América do Sul. “Às vésperas da eleição do Uruguai, logo após a vitória do Alberto Fernández e da Cristina (Kirchner) na Argentina, uma crise sem precedentes no Chile, uma mobilização que ainda não arrefeceu no Equador, a luta permanente do povo venezuelano e, agora, mais recentemente, o golpe na Bolívia contra Evo Morales e (Álvaro García) Linera”, lembrou.
Ainda de acordo com Pimenta, a liberdade de Lula deve ter reflexos também no cenário político da América do Sul porque a liderança do ex-presidente “não está restrita apenas ao Brasil”. “O presidente Lula se torna um personagem central desse processo, porque a liderança do Lula vai para além das fronteiras do nosso País. Eu, nos últimos dias, dei várias entrevistas para a Argentina, e é impressionante o carinho, a expectativa criada na Argentina com a possibilidade de que Lula participe da posse de Alberto Fernández no dia 10 de dezembro!”, ressaltou.
Veja abaixo, na íntegra, o vídeo do líder do PT:
Héber Carvalho