Decisão sobre divisão de royalties fica adiada até manifestação do STF

Carlos ZarattiniManchete

Foto: Salu Parente

A decisão do Legislativo sobre a partilha dos royalties do petróleo ficará sobrestada até que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analise a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), de autoria do estado do Rio de Janeiro, contra a Lei 12.734/12, que definiu no ano passado um modelo de repartição desses recursos entre os entes federados.

A deliberação de postergar um posicionamento do Congresso Nacional sobre o assunto foi tomada nesta terça-feira (23) durante reunião da comissão mista responsável por analisar a medida provisória (MP 592/12), editada no ano passado em complemento aos vetos da presidente Dilma Rousseff à referida lei.

O relator da MP 592 na comissão, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), lamentou a decisão do colegiado, que, em suma, foi de não votar o seu parecer e aguardar que a medida provisória perca a validade, no próximo dia 12 de maio. “Estou aqui acatando a posição da maioria dos líderes da base do governo na Câmara dos Deputados, mas acredito que poderíamos ter evoluído mais nesse debate e construído uma solução em relação aos royalties mais positiva para o País”, afirmou Zarattini. O adiamento foi sugerido por líderes da base em nome do que seria mais prudente e juridicamente mais seguro. 

Zarattini chamou de “equívoco” a decisão de esperar uma definição do Supremo, já que nenhum dos dois lados que disputam a questão dos royalties no Congresso tem certeza do que será concluído juridicamente. Segundo o relator, o melhor caminho seria o de construir um amplo acordo político no Legislativo. “Infelizmente, não conseguimos”, queixou-se.

Outro ponto negativo da decisão – afirmou Zarattini – foi perder a oportunidade de destinar recursos para melhorar a educação no Brasil. “Este ano seria algo em torno de R$ 13 bilhões a mais para a educação, sem contar os recursos para a ciência e a tecnologia, áreas fundamentais para o desenvolvimento do País”, completou.

O presidente da comissão mista, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), considerou “inusitada” a deliberação de sobrestar a matéria e, em função desse fato, disse esperar que o Supremo tome uma decisão sobre os royalties o mais rapidamente possível, já que o único caminho do Legislativo neste momento é aguardar que a MP “caduque”. “Vamos esperar passar o prazo de 12 de maio, para que a presidenta [Dilma] reedite uma nova medida provisória que terá efeitos imediatos, haja vista que a medida anterior resguarda esses direitos”, declarou.

Durante os debates sobre a sugestão de sobrestar a matéria, os senadores petistas José Pimentel (CE) e Wellington Dias (PI) se posicionaram favoravelmente à proposta de esperar uma definição do STJ. “Como tivemos nesse processo uma judicialização que ainda está pendente de decisão final, resultante da derrubada dos vetos à lei de 2012, entendo que – para dar segurança jurídica, seja na votação da Câmara e do Senado posterior a essa comissão, seja na sanção ou veto que o Executivo iria proceder – a melhor forma é o sobrestamento, para que tenhamos essa tranquilidade”, defendeu Pimentel.

Judiciário – Logo que o Congresso Nacional derrubou, em março deste ano, os vetos da presidenta Dilma Rousseff à Lei 12.734/12 e promulgou a nova legislação, com a redistribuição igualitária dos royalties entre os entes federados, o estado do Rio de Janeiro, sob o argumento de estar prejudicado com a partilha que mexe nos contratos já em vigor, ingressou no STJ com uma ADI. 

Numa decisão monocrática, a ministra Cármen Lúcia deferiu liminar suspendendo vários artigos da lei, sob a alegação de que há “urgência qualificada comprovada no caso”, além de “riscos objetivamente demonstrados da eficácia dos dispositivos e dos seus efeitos, de difícil desfazimento”. A decisão tem validade enquanto o caso não for apreciado pelo plenário do Supremo.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100