Foto Brasília: Rede Candanga
Foto Policarpo: Gustavo Bezerra
A Câmara realizou sessão solene nesta segunda-feira (22) em homenagem ao aniversário de Brasília. A cidade, inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 21 de abril de 1960, completou no domingo (21), 53 anos de fundação. Ao discursar pela Bancada do PT, o deputado Policarpo (PT-DF), parabenizou a cidade e destacou o sucesso das comemorações realizadas na cidade pelo Governo do Distrito Federal. Ele citou que mais de 100 mil pessoas puderam se divertir em vários locais, em shows e manifestações culturais gratuitas.
O deputado enfatizou que a cidade apesar muito jovem foi planejada para ser a capital da esperança. “Brasília é um lugar de oportunidades. É um lugar de futuro” afirmou. Ele disse ainda que está especialmente motivado pelo projeto “Parque Tecnológico Capital Digital” que, na opinião dele, tem a cara do futuro. “Depois de 11 anos engavetado pelos sucessivos governos, o projeto retomado pelo governo Agnelo Queiroz, vai mudar o perfil econômico de Brasília”, enfatizou . Segundo o deputado Policarpo, esse projeto vai dobrar o faturamento do segmento de tecnologia de informação e comunicação até 2017 e gerar 80 mil novos empregos.
A Construção do Estádio Mané Garrincha também foi destacada pelo deputado. Ele enalteceu a reforma da arena que servirá não apenas para partidas de futebol, mas também para realização de grandes eventos nacionais e internacionais.
O deputado aproveitou a solenidade para pedir apoio à aprovação da PEC 255/2013, de sua autoria, que determina a correspondência das áreas geográficas de Brasília e do DF. Para ele, Brasília sofre uma divisão desnecessária, onde apenas as Asas Sul e Norte são consideradas Brasília e os outros locais não. “O Distrito Federal e Brasília são coexistentes entre si, ou seja, Brasília é o Distrito Federal do Brasil, assim como Washington é o Distrito Federal dos Estados Unidos” finalizou o deputado.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) também participou da solenidade e parabenizou os 53 anos de fundação de capital. “Carrego a grande alegria de fazer parte dessa cidade que é a capital da esperança, patrimônio de todos os brasileiros”,disse. Ela destacou, ainda, que a cidade é patrimônio cultural da humanidade e fez um apelo para que ela seja preservada.
André Lage – estagiário