Margarida Salomão destaca em seminário a importância do financiamento público às universidades

O seminário para discutir a educação brasileira por meio das universidades continuou na manhã desta quarta-feira (30) na Comissão de Educação em conjunto com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática na Câmara dos Deputados. O tema de hoje foi sobre as “Perspectivas para as Universidades Brasileiras”.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), as universidades brasileiras são lugares inovadores e que contam com parcerias dos institutos, e que é preciso um sistema produtivo para inovar mais. Ela lembrou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro e as universidades do Nordeste apresentam hipóteses explicativas para o derramamento do petróleo que vem destruindo as praias brasileiras.

“Falar sobre perspectiva à universidade brasileira é falar de algo urgente e conjuntural, pois é preciso garantir a sua sobrevivência, o seu financiamento público, as condições para o exercício crítico e para a sua atuação plena em todas as áreas de conhecimento. É falar também em como enfrentar o problema da autonomia universitária. É defender o sujeito fundamental à vida universitária que são os professores e também os pesquisadores”, afirmou Carlos Alberto Marques, membro do Comitê Executivo do Observatório do Conhecimento.

Desafios

A vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, apresentou os desafios que as universidades enfrentam todos os dias. Para ela é um desafio fazer escolhas para o futuro e pensar no presente.

“Veja a responsabilidade, ela tem que ver o futuro da ciência e tecnologia, ela tem que atender necessidades presentes atuais e emergenciais sem esquecer as escolhas do passado ou escolhas permanentes que representam a história das instituições acadêmicas. Você imagina esses desafios sem recursos, essa é que é a questão que eu acho que é muito importante”.

Para Fernanda é preciso preservar o modelo intelectual, que historicamente norteou a vida acadêmica e que defende a universidade como espaço social e intelectual, no qual professores e estudantes cultivam de forma apaixonada o conhecimento e procurem preservá-lo como prioridade.

Ao final do seminário, Margarida Salomão se comprometeu a publicar o conjunto de contribuições e dados trazidas pelos participantes nos dois dias de seminário, para que seja disponibilizado não só na Câmara, mas para a sociedade brasileira. “Eu acho que isso é fundamental para que nós possamos vir a formular política públicas na educação, na ciência e tecnologia”, finalizou a professora.

Lorena Vale

Foto – Gabriel Paiva

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100