Ato Nacional reúne lideranças para debater a defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia em Marabá

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia realiza nesta quinta-feira (17), na cidade de Marabá (PA), o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. Já estão confirmados para o evento as presenças de dirigentes nacionais e regionais de entidades acadêmico-científicas e ambientais, de movimentos sociais e sindicais, além de parlamentares federais e estaduais de vários partidos e representantes do governo estadual e municipal. O cacique indígena Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, já confirmou presença no evento.

A abertura do Ato ocorrerá a partir das 9h com discursos de representantes de entidades que compõem o Fórum, lideranças partidárias e parlamentares, e seguirá com uma mesa de debate com o tema: “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”. O Ato Nacional ainda promoverá uma Caminhada pelo Meio Ambiente no final da tarde, e um Ato Político e Cultural à noite para encerrar a atividade na cidade de Marabá. A abertura e o debate serão realizados no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, e o Ato Político-Cultural na Praça da Folha 16, no bairro Nova Marabá.

Os deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Beto Faro (PT-PA) participam ativamente da organização do evento. Faleiro vai coordenar a mesa de abertura e de escuta dos movimentos sociais, e Faro será um dos coordenadores da mesa de debate.

O evento contará ainda com a presença da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), do líder da bancada do Partido na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), do senador Paulo Rocha (PT-PA) – representando a bancada da Oposição no Senado – além dos deputados federais petistas Carlos Zarattini (SP), Célio Moura (TO), João Daniel (SE) e José Ricardo (AM).

Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia

Criado em 28 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política antiambiental e antiindigenista do governo Bolsonaro. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe. Para o coordenador do Fórum, o deputado Airton Faleiro, o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações.

“Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ele também destaca que o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do País para auxiliar em novas mobilizações.

 

Confira a programação:

ATO NACIONAL EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DOS POVOS DA AMAZÔNIA

Dia 17 de outubro, a partir das 9h – Marabá, Pará;

– 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

– 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;

– 17h às 18h30, itinerário a ser definido: Caminhada pelo Meio Ambiente;

– 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.

  • Haverá transmissão ao vivo do evento pelo facebook PT na Câmara.

 

PT na Câmara com informações da Assessoria de Comunicação

Fotos: Gabriel Paiva

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/