Bolsonaro é o principal responsável pela tragédia ambiental na Amazônia, denuncia Rogério Correia

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) qualificou hoje (28) como um “avanço” a decisão da Procuradoria-Geral da República de abrir inquérito para investigar quem incentivou a prática de queimadas em terras da União, em especial em unidades de conservação e terras indígenas na Amazônia. A decisão, anunciada há dois dias, ocorreu depois de ação da bancada protocolada na PGR na sexta-feira (23), conforme lembrou Rogério Correia.

A representação do PT requer instauração de inquérito para apurar o papel do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no vertiginoso aumento do desmatamento e do número de incêndios na Amazônia. “Foi uma ação criminosa empreendida por latifundiários incentivados por ‘BolsoNero’, que tem atacado os povos indígenas, o Ibama e falou que ia acabar com as multas ambientais”, denunciou Correia. ”A situação é grave, e Bolsonaro ainda trata o assunto com brincadeiras, molecagem”, comentou o parlamentar.

A ação da Bancada do PT cobrou da PGR a apuração, para as devidas sanções legais, do o papel de Bolsonaro e Salles no incentivo a atos criminosos de queimadas programadas, anunciadas por fazendeiros da Amazônia no “Dia do Fogo”, realizado dia 10 último na região.

Latifundiários criminosos

A situação na Amazônia é tão dramática que um grupo de juristas brasileiros estuda encaminhar uma denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI) por crime contra a humanidade. “Trata-se de um ecocídio o que está em curso na Amazônia sob estímulo de Bolsonaro”, disse Rogério Correia. Ele lembrou que só neste ano, desde a posse de Bolsonaro, mais de 530 mil hectares de florestas foram desmatados — o equivalente a três vezes o município de São Paulo.

O deputado mineiro também questionou a manipulação do conceito de soberania nacional feita por Bolsonaro a fim de tentar angariar apoio de brasileiros a sua reação a críticas do presidente da França, Emmanuel Macron, à omissão do atual governo do País na preservação da floresta Amazônica. “A principal ameaça à soberania nacional é o próprio Bolsonaro, que anuncias ações para privatizar a Eletrobras, a Petrobras e também a Amazônia, região que ele disse que entregaria aos Estados Unidos”, denunciou Correia.

Dia do Fogo

Segundo a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, existe uma suspeita de “ação orquestrada” nas queimadas na Amazônia e de uma “atuação longamente cultivada” para resultar na destruição de áreas de floresta pelo fogo. A afirmação foi feita após uma reunião com integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que investiga a prática de crimes ambientais na Amazônia e com os procuradores-gerais de Justiça – autoridades máximas do Ministérios Públicos estaduais – de Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.

Na representação encaminhada pela Bancada do PT, informa-se que no dia 5 de agosto fazendeiros do entorno da BR-163, no sudoeste do Pará, anunciaram o chamado Dia do Fogo – realizado no dia 10 de agosto, por se sentirem “amparados pelas palavras” de Bolsonaro de ataque ao meio ambiente e à maior floresta tropical do planeta. O número de queimadas na Amazônia aumentou 82% este ano, se comparado ao mesmo período de 2018, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os parlamentares petistas recordaram na petição que o País tem passado por um imenso retrocesso ambiental desde que Bolsonaro assumiu o governo, com aumento do desmatamento e de incêndios, invasões de áreas de preservação e de terras indígenas, além de assassinatos de líderes de comunidades tradicionais.

A petição encaminhada à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, é assinada pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o líder da Bancada na Câmara, Paulo Pimenta (RS)e outros 52 deputados e deputadas.

 

Assista o vídeo com o deputado Rogério Correia:

 

Leia mais:
Amazônia em chamas: PT cobra da PGR ação contra Bolsonaro e Ricardo Salles por estímulo ao Dia do Fogo


Em defesa da Amazônia, Bancada do PT articula frente com oposição e organizações ambientalistas

Valmir diz que aumento do desmatamento é ação conjunta de Bolsonaro com bancada ruralista

 

Gleisi Hoffmann apela a Rodrigo Maia para acionar a ONU contra desastre ambiental no País

 

Por iniciativa de petistas, Câmara pedirá ao TCU que fiscalize o Ministério do Meio Ambiente

 

PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100