O deputado Frei Anastácio (PT-PB) visitou grande parte do canal da transposição de águas do São Francisco, no município de Monteiro, na última sexta-feira (16). “É lamentável ver aquela estrutura com água apenas da chuva e com muito lodo”, afirmou.
O parlamentar relatou que até o mês de fevereiro deste ano, havia água bombeada do São Francisco, mas o governo federal mandou parar o serviço. “Com essa medida desastrosa de Bolsonaro, o canal ficou com aspecto de abandono e com rachaduras em várias partes”, observou o deputado.
Frei Anastácio disse ainda que com a interrupção do bombeamento da água, 36 municípios estão prejudicados. Ele explicou que a água do São Francisco estava abastecendo vários mananciais, mas com cinco meses sem bombeamento, a situação está se complicando a cada dia. “Os açudes estão baixando seus níveis de água. A população está preocupada com a situação”, afirmou.
SOS Transposição
O parlamentar elogiou a iniciativa do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que teve a iniciativa de convocar o ato em defesa da transposição. “Na região do Cariri, tanto a população quanto os meios de comunicação estão envolvidos no chamamento para esse ato. O Nordeste precisa mostrar ao Brasil a importância da transposição e dizer ao governo federal que o abandono da obra é um crime. Ali, estão empregados bilhões de reais, que são recursos do contribuinte brasileiro. Além disso, aquela obra é a redenção para milhões de nordestinos e não pode ser abandonada”, defendeu.
O deputado disse que enquanto fazia a visita ao canal, recebeu a informação de que o governo federal ordenou a volta do bombeamento de água para o canal. “Isso está acontecendo depois da grande repercussão nacional da convocação para o SOS Transposição. Políticos, governadores e lideranças de várias partes do Brasil já confirmaram presença no ato”, informou. Frei Anastácio completou afirmando que será uma manifestação sem cor partidária.
“O que está em jogo é uma obra sonhada por um imperador e concretizada pelo operário Luiz Inácio Lula da Silva. Um projeto inovador que visa melhorar a vida dos nordestinos”, conclui.
Assessoria Parlamentar