Pimenta: Bolsonaro violou Constituição ao divulgar vídeo em defesa do golpe de 64

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), informou que nesta segunda-feira (1º) serão tomadas várias medidas judiciais contra a divulgação, por meios oficiais da Presidência da República, de um vídeo apócrifo que exalta o golpe militar de 1964, o qual rasgou a Constituição, fechou o Parlamento e causou a morte e prisões ilegais de milhares de brasileiros. O vídeo foi divulgado no domingo (31).

Segundo Pimenta, ao divulgar o vídeo, usando ferramentas institucionais da Presidência, Jair Bolsonaro violou o juramento de respeito à Constituição. “Os responsáveis por tal medida terão que se explicar perante o Judiciário”, afirmou o líder do PT.

Crime contra a democracia

O ex-candidato à Presidência da República pelo PT Fernando Haddad denunciou o caso pelo twitter: “Bolsonaro rasga Constituição de 1988 e divulga vídeo pró-golpe. Um verdadeiro crime contra a democracia que trai juramento presidencial de manter, defender e cumprir nossa lei maior.”

O relator da ONU para a Promoção da Verdade, Justiça e Reparação, Fabián Salvioli, considerou a decisão do Palácio do Planalto de divulgar o vídeo como “um retrocesso inaceitável”, conforme publicou o jornalista Jamil Chade em seu Blog. Depois da orientação dada aos quartéis para celebrarem o golpe, a divulgação do vídeo foi mais um crime de Jair Bolsonaro.

Comissão da Verdade

Segundo Salvioli, o gesto adotado pela Presidência é “uma ofensa contra as vítimas que ainda não foram reparadas”. Na sexta-feira (29), a relatoria da ONU já tinha pedido que Jair Bolsonaro reconsiderasse sua recomendação de realizar uma “comemoração adequada” do golpe militar, ocorrido contra a democracia brasileira em 1964.  Durante os 21 anos que durou a ditadura militar, segundo a Comissão Nacional da Verdade 434 pessoas foram assassinadas ou desapareceram.

Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, a narrativa do material divulgado domingo usa a mesma definição adotada por Bolsonaro e alguns de seus ministros militares para classificar o golpe de 64.

A peça tem aproximadamente dois minutos, não traz a indicação de quem seria seu autor e foi distribuída por um número oficial de WhatsApp do Planalto, usado pela Secretaria de Comunicação da Presidência para o envio de mensagens de utilidade pública, notícias e serviços do governo federal. Para receber os conteúdos, os jornalistas precisam ser cadastrados no sistema.

 

PT na Câmara, com agências

Foto – Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100