Em nome da Bancada do PT na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) homenageou o ex-presidente João Goulart durante sessão solene que marcou os 100 anos do nascimento de Jango, nesta quarta-feira (20). “Todas as homenagens que o Brasil possa fazer a um líder com a história de vida e dedicação de João são homenagens que têm a ver com o futuro do nosso País. São homenagens que vão ensinar às novas gerações a conhecer a história de um homem público que honrou as funções públicas que ocupou, que honrou a política e a democracia.”
Nestes tempos de criminalização da política e, em especial, de tudo o que representa o campo popular, é muito significativo homenagear João Goulart, a sua história e a sua obra. Fontana lembrou que Jango foi perseguido e demorou a ser reconhecido por setores da sociedade brasileira porque ele escolheu defender os trabalhadores, os mais pobres. “Jango quis fazer as reformas de base para distribuir renda e taxar as remessas de lucros para o exterior. Ainda hoje, aqui neste Parlamento, não conseguimos votar uma lei para cobrar imposto sobre lucros e dividendos de grandes capitalistas, mas querem votar uma alteração na Previdência que retira R$ 600 de quem recebe um BPC de R$ 1 mil. É essa desigualdade que Jango trabalhou para combater”, enfatizou.
Henrique Fontana aproveitou a oportunidade e convocou a unidade das forças populares e os partidos que defendem um projeto de nação soberana, que defendem os mais pobres e os direitos dos trabalhadores. Ao final, homenageou o ex-presidente Lula, grande líder popular brasileiro que hoje sofre numa injusta prisão. “A história vai homenagear Lula como hoje homenageia João Goulart”, projetou.
Assessoria de Comunicação