Petistas elogiam Mais Médicos e cobram posição do futuro ministro da Saúde

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) rebateu em plenário, nesta quarta-feira (21), afirmações do futuro ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, de que o Programa Mais Médicos foi um programa improvisado. “Em primeiro lugar, ele tem que saber que esse foi um programa entre dois países, que passou por uma Organização Pan-Americana. E em segundo lugar, ele deveria estar era dizendo o que pretende fazer para melhorar a saúde do Brasil”, afirmou.

Zé Geraldo disse que vai propor que o governo Bolsonaro determine que todas as universidades federais deste País tenham o curso de Medicina. “Porque aí, sim, daqui a 10 anos, nós teremos milhares de jovens neste País sendo médicos e médicas para ocupar o lugar dos cubanos, que vieram para o Brasil porque nós não tínhamos profissionais brasileiros suficientes para o Mais Médicos na época da sua criação”, argumentou.

O deputado do PT do Pará disse ainda que é bom ressaltar que, “desde que Temer sentou na cadeira de Presidente da República – porque Temer e Bolsonaro é tudo farinha do mesmo saco -, nós só estamos tendo retirada de recursos da Saúde”. Ele citou a Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos, como maior exemplo da retirada de recursos para o setor.

“Nós, do Partido dos Trabalhadores, sempre fizemos programas para beneficiar políticas sociais”, lembrou Zé Geraldo. Ele destacou que os municípios hoje recebem muitos recursos para a saúde porque no governo Dilma, quando o Congresso aprovou as emendas parlamentares impositivas, a presidenta Dilma exigiu que 50% do valor teria que ir obrigatoriamente para a saúde.

Cursos de Medicina – Também em plenário, o deputado Bohn Gass (PT-RS) falou sobre o Mais Médicos. “Aqui, falou-se muito da necessidade de o governo tomar medidas para repor a perda por causa daquele preconceito ideológico contra os médicos cubanos. A perda que o Brasil sofreu terá que ser reposta para imediatamente ter médicos para atender a população” defendeu.

O deputado Bohn Gass também defendeu a revogação do decreto do governo Temer que suspendeu em abril deste ano, pelo prazo de cinco anos, a autorização para abertura de Cursos de Medicina. “Isso foi uma rendição que Temer fez ao corporativismo médico”, criticou. O deputado do PT gaúcho frisou que o Brasil precisa de mais médicos. “Como se faz mais médicos? Abrindo curso de Medicina. Suspender até 2023 novos editais de curso de Medicina é ser contra a saúde do povo brasileiro”, finalizou.

 

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100