A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) também vai participar do debate do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011 – 2020. A instituição pretende publicar material que irá discutir a relação federativa e o regime de cooperação entre União, Estados e Municípios.
O deputado e membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Carlos Abicalil (PT-MT), vai colaborar com o material que será editado pela organização. Ele participou de reunião nesta terça-feira (15), na Unesco e irá relatar as experiências da educação mato-grossense, bem como contribuir ao apontar o debate em torno do tema nos Poderes
Legislativo e Executivo.
“Nós temos uma marca muito relevante que distingue o Estado de Mato Grosso frente ao conjunto dos demais entes federativos. O primeiro deles é o da Constituição Estadual que é a única do país que afirma um Sistema Único de Educação Pública. Esta característica teve desdobramentos nos últimos 20 anos que marcam, também, a relação entre o estado e os municípios, o relacionamento das diversas autoridades educacionais e o comportamento da sociedade frente às expectativas educacionais”, disse.
Além do Estado de Mato Grosso, a Unesco pretende relatar as experiências do Rio Grande do Sul, Ceará e o município de Campinas (SP). O trabalho também apontará parâmetros de comparação de outros países e tratará da teoria educacional através da participação de cientistas políticos.
A Unesco pretende publicar o material antes da realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) – programada para ser realizado em 1º de
abril.