O deputado Luiz Couto (PT-PB) prestou homenagem, em plenário, aos 25 anos da Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988. “A Constituição de 88 foi a primeira a positivar, expressa e claramente, os direitos e garantias fundamentais como cláusulas pétreas no Brasil. Longa e bela vida à Constituição brasileira de 1988 e aos homens e mulheres que lutaram para produzi-la”, destacou Luiz Couto.
O parlamentar petista ressaltou a importância “da Lei Maior e sua gama de direitos fundamentais, entre os quais direitos políticos, sociais, culturais, econômicos e individuais, que são primordiais para dia-dia do cidadão”. Luiz Couto disse ainda que a Constituição funciona garantindo direitos e preservando deveres. “Meu registro jubila a passagem de um quarto de século, em que a Carta Magna foi distinguida e investida, como o único ente da sociedade civil”.
Ecoam nesta Casa, acrescentou o parlamentar petista, os laços feitos de anos de lutas e conquistas, através das reivindicações populares nas ruas. “A Nação novamente pediu mudança; a Nação terá mudança; a Nação vai mudar; e por isso que defendo e sempre defenderei as seguintes bandeiras: Reforma Política Já, Eleições Limpas, Voto Aberto, Combate Permanente da Corrupção, Transparência, Democracia Participativa, Não a Impunidade!!!”. “A garantia que foi conquistada em 1988, precisa estar vigente nos dias atuais. Direitos e garantias assegurados são obrigações e não letras vazias”, enfatizou o deputado Luiz Couto.
Gizele Benitz