13 de maio, dia nacional de denúncia contra o racismo

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei áurea, libertando legalmente os escravos negros e negras. Entretanto, não basta comemorarmos os 133 anos da abolição da escravatura. Precisamos sim, intensificarmos a luta contra o racismo estrutural.

A luta do povo negro no Brasil prossegue. Não há mais escravidão legalizada, mas a escravidão continua na forma da exploração, dos trabalhos degradantes e humilhantes, na forma do preconceito e da discriminação latentes em nossa sociedade e na forma do racismo estatal.

Após 133 anos de abolição, ainda são os negros e as negras as maiores vítimas da violência policial. O extermínio da juventude negra é uma chaga aberta em nossa sociedade. São as mulheres negras as maiores vítimas de feminicídio.

São os negros e negras que estão na larga base da pirâmide social do País. São eles e elas que continuam sendo as maiores vítimas do desemprego, da fome e da miséria que voltou a assolar o Brasil, devido a nefasta política econômica neoliberal, dos desgovernos Temer e Bolsonaro.

Nossa luta contra o racismo estrutural tem que ser travada todos os dias, no Congresso Nacional, em todos os espaços de poder e na sociedade.

O resgate da memória e da consciência negra, também é uma ferramenta vital dessa luta e da denúncia contra o racismo. Por isso, apresentei no último dia 07 de maio na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 1734/2021, com o objetivo de inscrever o nome da rainha negra mato-grossense Tereza de Benguela, líder do quilombo do Quariterê, no livro dos heróis e heroínas da Pátria. O livro está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade, Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Na última terça-feira, dia 11, a Comissão Permanente de Cultura da Câmara dos Deputados, aprovou parecer do qual fui relatora, para inscrever o nome de Nísia Floresta, no livro dos heróis e heroínas.

Apesar de não ser negra, Nísia Floresta foi uma importante educadora e poetisa brasileira, que esteve à frente do seu tempo. Em pleno século 18, levantou a bandeira do feminismo e da importância das meninas terem o direito de irem à escola.

Nísia fundou diversas escolas para meninas e, nas dezenas de livros que escreveu, também defendeu a abolição da escravatura negra e os direitos dos povos indígenas.

O Panteão das heroínas brasileiras, que em breve ganhará também o nome de Tereza de Benguela, já conta com nomes como:

Anna Nery: a pioneira da enfermagem no Brasil, que foi à guerra do Paraguai atuar no socorro aos soldados brasileiros;

Anita Garibaldi: a revolucionária de Santa Catarina, que ao lado do revolucionário italiano, Giuseppe Garibaldi lutou na Revolução Farroupilha, movimento republicano contra o Império no Brasil;

Barbara Pereira de Alencar: a primeira presa política do País, que lutou pela independência do Brasil, nas revoltas conhecidas como: Revolução Pernambucana e Confederação do Equador;

Clara Felipa Camarão: a indígena pernambucana, que liderou um pelotão feminino na luta contra as invasões holandesas;

Jovita Alves Feitosa: a cearense que se vestiu de homem para se alistar no exército e ir defender o Brasil na guerra do Paraguai;

E Zuzu Angel: a estilista que lutou bravamente contra a ditadura civil militar de 1964, e teve seu filho, Stuart Angel, morto e com corpo desaparecido pelo regime.

Que o exemplo dessas mulheres, heroínas da nossa pátria brasileira, nos inspire a continuar na luta por um País melhor: mais justo, mais igualitário, mais fraterno, solidário e sem racismo.

Não ao racismo estrutural! Sim à igualdade!

Vidas negras importam!

Viva o 13 de maio! Dia de luta e resistência!

Professora Rosa Neide é Deputada Federal (PT-MT)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex