A Justiça determinou que o presidente Jair Bolsonaro cumpra a obrigação de retratação pública e indenização por danos morais em favor da deputada Maria do Rosário (PT-RS). A decisão, divulgada hoje (23) pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, foi expedida pela 18ª Vara Cível de Brasília nesta terça-feira (21). Bolsonaro tem até 15 dias úteis para veicular o pedido de retratação e pagar o equivalente aos R$ 10 mil estipulados pela Justiça.
A indenização por danos morais se refere ao episódio em que Bolsonaro, em 2014, disse que Maria do Rosário “não merecia ser estuprada”.
Em vídeo, a deputada Maria do Rosário comemorou o resultado. “Meus amigos e minhas amigas. Sobretudo minhas amigas. Eu quero cumprimentar todas vocês e comemorar junto a vitória que tivemos. Esta tarde eu recebi a notícia que, finalmente, a sentença será cumprida, aquela que eu movi contra Jair Bolsonaro”, disse.
“Ele deverá pagar agora a sentença e terá de se retratar nas redes sociais e em todos os espaços que usou de difamação. É uma vitória importante para nós, porque é uma vitória do respeito e da dignidade”, acrescentou.
Resistência
“Eu sei que todos os dias vocês enfrentam essas mesmas situações. Desrespeito é algo que lamentavelmente é uma marca que existe em nosso País contra as mulheres. Mas nós podemos resistir e apontar umas às outras o caminho para andarmos de mãos dadas. Essa vitória é de vocês. Eu vou pegar esse recurso (R$ 10 mil), quando for depositado, e distribuir para entidades e pessoas que atuam em defesa dos direitos da mulher. Essa luta e essa vitória não me pertencem. São de todas nós, mulheres. Pela dignidade das mulheres brasileiras”, completou.
Veja a íntegra do vídeo
Sobre a decisão judicial que determina o cumprimento de sentença por parte de Jair Bolsonaro: pic.twitter.com/X9jj9fCobK
— Maria do Rosário (@mariadorosario) May 23, 2019
PT na Câmara com Revista Fórum