Bancada do PT comemora o 1º de Maio e renova compromisso com a luta da classe trabalhadora

Petistas destacam avanços do Governo Lula e renovam compromisso com a luta da classe trabalhadora - Reprodução do SindAlesc

Bancada do PT homenageia classe trabalhadora brasileira pelo 1º de Maio e destaca avanços obtidos no governo Lula.

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara enalteceram pelas redes sociais a importância do 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Além das homenagens a homens e mulheres que constroem o Brasil, os petistas lembraram que muitas das vitórias obtidas pela classe trabalhadora contaram com a participação decisiva do Partido dos Trabalhadores, dentro ou fora do governo. Além disso, os petistas destacaram que esse dia também deve ser marcado por reflexão sobre como obter novos direitos e evitar possíveis retrocessos no futuro.

Ao homenagear os trabalhadores e trabalhadoras do País, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), destacou em vídeo na sua conta no X (antigo Twitter) que, neste 1º de Maio comemorado no 2º ano do governo Lula, a classe trabalhadora tem motivos para comemorar.

“Neste 1º de Maio celebramos conquistas importantes. Menor desemprego desde 2015, salário mínimo acima da inflação, aumento da renda média dos trabalhadores, igualdade salarial entre homens e mulheres, redução da inflação e volta da estabilidade econômica. Isso é bom para todo mundo. A nossa bancada homenageia todos os trabalhadores e trabalhadoras que construíram e constroem o nosso País”, afirmou.

Ao também parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras do País, em um vídeo postado em suas redes sociais, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), destacou que a luta da classe trabalhadora brasileira se confunde com a própria história do PT, “nascida das lutas dos sindicatos e dos trabalhadores das fábricas por melhoras condições de salário”.

“Juntos conquistamos muitas vitórias, principalmente nos governos do PT. Geramos mais de 20 milhões de empregos em 12 anos. O salário mínimo cresceu, junto com o País, sempre acima da inflação. Criamos o Minha Casa Minha Vida, para realizar o sonho da casa própria para milhões de brasileiros. Fizemos o maior programa de reforma agrária da história. Com o Bolsa Família, e outros programas sociais, colocamos os trabalhadores e trabalhadoras e população mais pobre no centro das políticas de governo. Só um governo do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras poderia ter feito tanto”, ressaltou.

Direitos trabalhistas

Já o líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que sua homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras foi traduzida pela participação em manifestações de rua em seu estado em comemoração ao 1º de Maio.

“No Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, estive nas ruas, participando de manifestações e eventos ao lado dos trabalhadores. Foi uma experiência inspiradora, reforçando meu compromisso com seus direitos trabalhistas e sociais. Viva o 1º de Maio”, destacou.

A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, deputada Ana Pimentel (PT-MG) também destacou que, em meio as homenagens, é preciso relembrar a história de lutas da classe trabalhadora para garantir os atuais direitos e se conscientizar de que a batalha por melhores condições de vida continua.

“Em meio aos desafios e conquistas, celebramos o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora! É essencial lembrar que cada avanço nos direitos trabalhistas foi conquistado com luta e união. Hoje, mais do que nunca, reafirmamos a importância de estarmos sempre na linha de frente, batalhando por condições dignas, por justiça e equidade”, afirmou.

Ao também parabenizar a classe trabalhadora brasileira pela data a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) renovou seu compromisso na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

“Celebramos nesse 1° de Maio o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, uma data emblemática que remonta à luta por direitos fundamentais. Hoje, reverenciamos a história de resistência e solidariedade da classe trabalhadora. Os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros são essenciais para o desenvolvimento do País, como representante do povo no parlamento e como servidora pública, luto diariamente por uma sociedade mais justa e igualitária para todos todas”, afirmou.

Governo parceiro dos trabalhadores

O deputado Vicentinho (PT-SP), ex-presidente nacional da CUT – a maior central sindical do País – destacou que, apesar das conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados no futuro pela classe trabalhadora. No entanto, destacou que o governo Lula é aliado nessa causa.

“Dia dos trabalhadores e das trabalhadoras! Sabemos que temos grandes desafios pela frente. Vamos continuar na luta. Com o governo Lula o País está no rumo certo! Vamos esperançar pela reconstrução e seguir com fé no Brasil!”, disse.

Da mesma forma, o deputado Alencar Santana (PT-SP) também destacou que o governo Lula é parceiro na luta da classe trabalhadora por um futuro melhor.

“Uma data especial para os guerreiros e guerreiras que constroem o Brasil com suor e determinação! Vamos marchar juntos ao presidente Lula rumo a um futuro mais justo e igualitário para todos os brasileiros!”.

Melhorias no mercado de trabalho

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) ressaltou que dados recentes divulgados sobre a melhoria no mercado de trabalho e na renda dos trabalhadores é a maior homenagem que o governo Lula poderia fazer à classe trabalhadora brasileira.

“Viva o povo trabalhador! Este é mais um 1º de Maio histórico. As trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros têm muito a comemorar. Aumento do emprego formal, diminuição do desemprego, mais renda para o trabalhador e o nosso Governo Lula trabalhando para melhorar a vida de todos. Isso é bom pra todo mundo!”, observou.

Ao enfatizar que o 1º de Maio “é uma data importante pra lembrarmos de nossas lutas e conquistas, e para refletirmos sobre os atuais avanços e fortalecermos as mobilizações para avançarmos ainda mais”, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) destacou outras conquistas obtidas pelos trabalhadores e trabalhadoras no atual Governo Lula.

“O presidente Lula tem trabalhado firme, retomando a geração de empregos, aumentando o salário mínimo, reajustando a isenção da faixa do IR para 2 salários mínimos, e demais medidas que estão devolvendo à classe trabalhadora dignidade e oportunidades! Simbora seguir avançando!”, conclamou.

Luta sindical

Já o deputado Rogério Correia (PT-MG), relembrou sua trajetória sindical ao apontar que trabalhadores e trabalhadoras precisam conhecer seus direitos e lutar por um governo que os defenda.

“Dia de quem batalha e sustenta o nosso País! Hoje, 1º de maio, é Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras que movimentam a economia do Brasil. Essa data me marca em especial pela minha longa trajetória nos sindicatos e na luta pela união da classe trabalhadora. Celebro e reforço a importância de conhecermos nossos direitos, lutando sempre por um governo popular que garanta cada um deles. Viva a trabalhadora e o trabalhador brasileiros!”, celebrou.

Também parabenizaram os trabalhadores e as trabalhadoras do País pelo 1º de Maio os parlamentares da Bancada do PT: Lindbergh Farias (RJ), Maria do Rosário (RS), Fernando Mineiro (PT-RN), Padre João (MG), Valmir Assunção (BA), Nilto Tatto (SP), Zeca Dirceu (PT-PR), Florentino Neto (PT-PI), João Daniel (PT-SE), Bohn Gass (RS), Reginaldo Lopes (MG), Patrus Ananias (MG), Rui Falcão (SP), Josias Gomes (BA), Erika Kokay (DF) e Washington Quaquá (RJ).

Leia Mais:

“Outra vez o metalúrgico vai consertar o que eles quase estragaram”, diz Lula

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também