Zezéu defende políticas diferenciadas para o Nordeste

ZEZEU-PLENARIO-120613

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) participou nesta segunda-feira (15), em Salvador, de um debate sobre a situação atual do Nordeste e as transformações ocorridas na Região nos últimos anos. Ex-coordenador e integrante da Bancada do Nordeste, Zezéu falou sobre a superação das desigualdades regionais e citou pontos essenciais para a continuidade do processo de desenvolvimento nordestino: valorização do espaço territorial, educação e conhecimento técnico que efetivamente chegue aos produtores, infraestrutura adequada e soluções para os problemas dos aglomerados urbanos.

Para o parlamentar é fundamental que  as políticas nacionais levem em consideração as particularidades da região Nordeste. A região possui três biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica e todo projeto de desenvolvimento deve ser pensado para aproveitar a aptidão natural de cada área, com inovação tecnológica e conhecimento diferenciado. Segundo ele, a Bancada do Nordeste já acertou que defenderá a constituição de uma Comissão Especial no Congresso Nacional para debater as propostas legislativas para a região.

Sobre educação, além de defender o ensino técnico, o deputado questionou um dado preocupante apresentado pela Unicef,  que mostra que cerca de 15 mil escolas do semiárido nordestino não tem sistemas de abastecimento de água potável, o que com certeza compromete o aprendizado. “Temos que acabar com essa realidade. Isso não pode ser aceito, com poucos recursos é possível modificar totalmente essa situação em pelos menos dois ou três anos”, conclui o deputado.

Zezéu lembrou que iniciativas como a proposta de Integração da Infraestrutura Regional SulAmericana (IIRSA) são fundamentais para promover a integração do Nordeste com os países da América do Sul.

Outro ponto importante destacado pelo deputado é a criação do projeto de lei que trata do Estatuto da Metrópole, do qual é relator.  “Precisamos combinar desenvolvimento regional com desenvolvimento urbano, criando uma rede integrada de serviços, respeitando a diversidade, mas com critérios claros sobre o uso do solo urbano”, completa o deputado.

O workshop contou ainda com a exposição do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Armando Avena, discutindo o quadro atual e as necessidades de se estabelecer uma estratégia competitiva de desenvolvimento e integração; e do diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, Edigar Porto, que discutiu a economia do nordeste e sua inserção na economia brasileira e mundial.

O workshop faz parte do projeto Integra Brasil – Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100