Zeca Dirceu rebate críticas à visita de Maduro e destaca importância das relações entre Brasil e Venezuela

Líder Zeca Dirceu. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), rebateu hoje (31) as críticas de setores da imprensa tradicional e da extrema direta do País à visita a Brasília do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, no contexto de encontro promovido terça-feira (30) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reuniu outros noves presidentes sul-americanos na capital federal. Segundo o deputado, “causou estranheza” a abordagem negativa sobre a “visita legítima e importante “ do mandatário venezuelano.

Zeca Dirceu ironizou o “fanatismo” com que a direita brasileira e certos meios de comunicação tratam a Venezuela. “Eu queria sugerir que aqueles que têm algum tipo de paixão, de fixação, de insanidade pelo presidente Maduro, que o façam, mas não deixemos aqui de tratar dos temas prioritários do Brasil, do interesse da população brasileira”.

Ele assinalou que esses mesmos críticos que fazem discursos ideológicos contra a Venezuela e Maduro “não fazem o mesmo em relação a outros países que também têm os seus problemas e os seus defeitos, inclusive no que diz respeito à normalidade democrática”. E indagou: “Que régua é essa que vale só para um país vizinho, irmão, e não vale para os outros grandes, que muitas vezes têm eleições que nem sequer podem ser consideradas razoáveis e democráticas?”

Fanatismo ideológico

Zeca Dirceu pediu respeito à Venezuela e que a pauta do Congresso Nacional não seja de “ fanatismo e postura ideológica exagerada”, e recomendou que a pauta parlamentar seja direcionada aos interesses do povo brasileiro, para melhorar sua qualidade de vida, com geração de empregos e renda. “Em vez de falar da Venezuela, muitos que vieram aqui deveriam estar falando sobre a redução da taxa de juros criminosa que tem hoje o nosso País. Isso, sim, ajudaria a melhorar a vida do povo.”

“A nossa diplomacia no Brasil tem história, formação e tradição, que não é invenção do presidente Lula”, disse Zeca Dirceu, ao lembrar que o governo brasileiro respeita princípios como os da autodeterminação dos povos e a não ingerência em assuntos internos de outros países. “Cada um com seus dilemas, suas qualidades e problemas, cabe a nós pensar nas necessidades e nos interesses do povo brasileiro e da nossa nação”, afirmou.

Parceiro comercial estratégico

Ele lembrou que, do ponto de vista econômico e comercial, a Venezuela é um parceiro estratégico, além de ter uma fronteira comum com o Brasil de 2,2 mil quilômetros. “O passado já provou que a Venezuela pode e deve ser um bom parceiro comercial do Brasil”, comentou.   Por razões exclusivamente políticas e ideológicas, a ruptura das relações com o governo Maduro, decidida pelo governo passado, provocou danos colossais ao comércio bilateral e ao relacionamento histórico.

O comércio bilateral, que já foi superior a US$ 6 bilhões anuais, caiu para menos de US$ 1 bilhão nos últimos quatro anos, redução de mais de 80%. Em 2012, a Venezuela era o oitavo maior destino de vendas nacionais ao exterior, com pauta ampla de bens manufaturados de médio e alto valor agregado, que geram emprego e renda.

“Não são a China, os Estados Unidos nem a União Europeia que compram nossos produtos industrializados, que geram emprego e renda no Brasil. Quem compra e quem pode comprar são os países da Unasul (União das Nações Sul-americanas), são os países do Mercosul, são os nossos países vizinhos, inclusive a Venezuela”, frisou o líder do PT.

Respeito à Venezuela

Zeca Dirceu condenou as sanções econômicas e comerciais que Estados Unidos e União Europeia implementam contra a Venezuela desde 2015.  “Não é o governo, mas o povo da Venezuela que está sendo vítima”, observou. Acrescentou que o país vizinho “produz fertilizantes importantes e necessários para o Brasil e ao nosso agronegócio, o que falta justamente agora no momento em que a guerra entre Ucrânia e Rússia infelizmente se prolonga.”

O deputado afirmou que é preciso respeitar os países vizinhos, inclusive a Venezuela, não só por compartilharem fronteiras com o Brasil, mas também pelos interesses econômicos, comerciais, culturais, regionais e geoestratégicos. “Eles são fundamentais para o Brasil!”, disse.

A Venezuela é um país amazônico de quase 30 milhões de habitantes, abriga 25 mil brasileiros, e dispõe das maiores reservas de petróleo mundiais.

 

Redação PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também