O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) protocolou projeto de lei (PL1092/21) que dá prioridade na vacinação contra a Covid -19 a profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das entidades e organizações que prestam atendimento com políticas de assistência social. O PL altera a Lei 14.124/21, que cria o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
Protocolado na última sexta-feira, 26, o PL de Zeca Dirceu atende reivindicação da categoria que cobra prioridade na imunização, em um cenário em que a política de assistência social tem sido fundamental para minimizar os danos da pandemia e da crise econômica.
O deputado argumenta que esses trabalhadores são essenciais e estão na linha de frente da pandemia, atuando diretamente com a população mais vulnerável nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas ), nas unidades de acolhimento e nas ruas, entre outros.
Para Zeca, é necessário ter mais atenção com a assistência social e incluir os profissionais da área nos grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus, diante do quadro dramático que o País enfrenta.
“Além da crise sanitária, a Covid-19 tem submetido o país a uma grave crise econômica, que ganha contornos mais drásticos com a postura do governo de não prorrogar o Auxílio Emergencial, como deveria ter feito. Com isso, o país está com cada vez mais desempregados, pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade. São os profissionais da assistência social que atuam diretamente com eles, buscando levar políticas sociais para a sobrevivência desses brasileiros que sofrem”, afirma Zeca Dirceu.
No projeto, o parlamentar sustenta que enquanto várias localidades estão com toque de recolher e lockdown para conter a pandemia, os trabalhadores dos serviços essenciais não podem parar, entre eles os da área de assistência social.
PT na Câmara com assessoria parlamentar