Nesta quinta-feira (19) acontece, em Brasília, o lançamento da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina. A Frente será presidida pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR). A meta da iniciativa é garantir e aumentar o acesso à saúde para os brasileiros e brasileiras.
Segundo o Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), mais de 58% das pessoas diz que a principal deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) é a falta de médicos. Nesse sentido o Governo Federal, por meio do programa Mais Médicos, tem aumentado o número de profissionais nos municípios do Brasil. Além disso, outra estratégia adotada pelo Mais Médicos é a abertura de novas graduações em medicina, que vai garantir a formação de mais profissionais.
Todavia, por conta da burocracia, existe delonga no processo de abertura dos cursos, sobretudo em relação às universidades e faculdades privadas. Assim, a Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina será uma ferramenta para otimizar este processo.
Conforme aponta Zeca Dirceu, a demora prejudica todo processo de implantação e funcionamento das novas graduações. “Só no Paraná temos quatro cidades que estão aguardando a avaliação de recursos das instituições que perderam o processo seletivo: Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava e Pato Branco. Isso prejudica não só as próprias instituições vencedoras como toda a comunidade. Aqui em Brasília tenho defendido a agilidade no processo, assim como a permanência da classificação no processo seletivo, cujo os trâmites eram previstos no edital”, explicou.
O lançamento da Frente será no salão principal do restaurante SENAC – Câmara dos Deputados, Anexo IV – 10º andar, às 8h.
Assessoria Parlamentar
Foto: Luis Macedo