Zeca Dirceu defende reforma e enfatiza voto em lista

zeca_dirceu_dest2O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) defendeu, em pronunciamento no plenário, mudanças no sistema eleitoral brasileiro. Para ele, o voto em lista, a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais são alterações que vão permitir o financiamento público de campanha.  “Para que, de uma vez por todas, tenha fim o vício, que tantos prejuízos têm causado ao nosso país, de a cada eleição o poder financeiro muitas vezes se sobrepor à vontade do eleitor. Esse modelo do poder do sistema financeiro é ultrapassado, sim, e não deve decidir o voto do eleitor e quem vai representar a população brasileira aqui no Congresso”, disse o parlamentar petista.

Zeca Dirceu destacou a iniciativa do Partido dos Trabalhadores que no seu último congresso definiu como ação prioritária da reforma política o estabelecimento do voto em lista preordenada pelo partido.

“Ouço muitas vezes daqueles que não defendem esse tipo de mudança na lei eleitoral e no modelo político do nosso país, que o eleitor estaria sendo impedido de escolher seu candidato.
Discordo dessa tese, até porque, na lista preordenada constam, sim, os nomes de cada um dos candidatos. É uma ingenuidade imaginar que o eleitor iria votar sem levar em consideração quem é o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto ou o quinto nome ordenado da lista. Claro que os partidos terão de aprimorar os seus meios democráticos de escolha dos seus candidatos “, defendeu Zeca Dirceu.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também