Há uma semana, funcionários e funcionárias dos Correios de todo o país deflagraram greve. A decisão foi tomada após mais de 50 dias de negociação sem sucesso. Entre as reivindicações da categoria estão 8% de reposição salarial e reajuste de 10% no valor dos benefícios. Durante as negociações, a direção dos Correios somente propôs a retirada de direitos já conquistados no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) defendeu que os direitos trabalhistas da categoria não podem ser derrubados dessa forma.
O deputado Zeca Dirceu alertou para o total desrespeito com os trabalhadores dos Correios. “O governo golpista e ilegítimo de Temer PMDB/PSDB montou um cenário de sucateamento na empresa, com ameaças de demissão; cortes em investimentos; retirada de direitos trabalhistas; além do fechamento de agências por todo país, prejudicando o atendimento à população”, destacou o parlamentar.
Segundo os trabalhadores, os cortes e redução dos custos teriam um objetivo claro: a privatização da empresa. Zeca Dirceu repudiou o desmonte. “Como sempre, o governo segue a agenda de privatizações implantada nos anos 90 pelo PSDB, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que só aumenta o desemprego no país, entrega nosso patrimônio público e aumenta os custos dos serviços para o cidadão. Não aceitaremos que os Correios sejam levados para esse fim. Vamos lutar contra o sucateamento e a privatização dos Correios”, defendeu o deputado.
(AP)