O deputado Zé Geraldo (PT-PA) elogiou em pronunciamento no plenário iniciativa do Ministério da Educação, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que abriu inscrições para o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). “Isso que é governar para o povo brasileiro, para a juventude brasileira”, disse o petista.
De acordo com Zé Geraldo, neste segundo semestre de 2015 serão oferecidas 15.930 vagas para 695 cursos de educação profissional e tecnológica “voltados” para a produção e desenvolvimento agrícola. “Sem dúvida, uma oportunidade imperdível para os nossos agricultores familiares e seus filhos, principalmente aqueles que apostam em uma agricultura saudável e ecologicamente correta”.
Portanto, acrescentou o parlamentar petista, “nossos agricultores e agricultoras familiares, seus filhos, nossos quilombolas, ribeirinhos, assalariados e assentados da reforma agrária não podem perder de vista a importância destes cursos para a melhoria das suas vidas.
Eles foram feitos na medida para a agricultura familiar brasileira, por isso serão ministrados levando em conta as especificidades do campo e as necessidades do trabalhador rural ao intercalar um período de convivência na sala de aula com outro destinado à lida nas roças e lavouras”, disse Zé Geraldo.
Os interessados devem procurar as delegacias do MDA para se informar sobre os cursos disponíveis no seu estado e verificar a possibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente