O deputado Zé Geraldo (PT-PA) elogiou em pronunciamento no plenário iniciativa do Ministério da Saúde de vacinação de meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV. “Esta é uma ação de grande importância para as mulheres brasileiras”, disse.
Zé Geraldo ressaltou que o Ministério da Saúde já vacinou mais de 3,4 milhões de meninas, o que significa 83% da meta de vacinação de 4 milhões de meninas. “A vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) . A doença é uma das que mais causam mortes de mulheres brasileiras todos os anos. Entretanto, para garantir a eficácia da imunização contra o vírus, as meninas devem ficar atentas ao cronograma de vacinação. É importante saber que após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose”, explicou o petista.
HPV é a sigla para vírus do papiloma humano. O HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas, e geralmente em locais escondidos. A principal forma de transmissão do HPV é através de relações sexuais e é a doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida.
A vacina contra o HPV está disponível em 36 mil postos de saúde em todo o País.
Gizele Benitz