Zé Geraldo elogia Dilma por chamar a atenção do mundo para questão climática

zegeraldo gushta

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (4) para elogiar e parabenizar a presidenta Dilma Rousseff, que, na 21ª Conferência do Clima (COP 21) ocorrida na ultima semana, chamou a atenção dos 195 países e a União Europeia para a responsabilidade coletiva sobre a questão climática. O deputado disse que a COP tem a meta de chegar a um acordo que reduza as emissões de gases de efeito estufa para conter o aumento da temperatura média da Terra em 2º C até 2100.

“Meu elogio ao discurso bastante coerente da presidenta Dilma ressaltando a necessidade de uma resposta coletiva para os desafios da mudança do clima com um novo acordo climático justo, universal e ambicioso”, apontou Zé Geraldo.

O deputado disse concordar com a presidenta quanto à adoção do princípio das responsabilidades. “A emissão de gases de efeito estufa, item prioritário da conferência, está diretamente relacionada aos países com alto grau de industrialização e consumo, como Estados Unidos, os países da União Europeia, China, Rússia e Japão”, observou. “Portanto, uma responsabilidade comum mais com graus diferenciados. Países ricos contribuindo mais e países pobres contribuindo menos”.

Zé Geraldo disse ainda que um dos itens apresentados pela presidenta Dilma à COP que lhe chamou a atenção foi a proposta de redução 43% das emissões de gases de efeito estufa até 2030. Além disso, salientou o deputado, o Brasil prometeu, em sua INDC (Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada, tradução da sigla em inglês), o fim do desmatamento ilegal na Amazônia, a restauração e reflorestamento de 12 milhões de hectares, a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas, a integração de 5 milhões de hectares de lavoura, pecuária e florestas e o alcance de 45% na participação de energias renováveis na composição da matriz energética.

“Mesmo sabendo que a proposta brasileira para redução do aquecimento global tem como meta uma agenda que envolve todos os biomas brasileiros, não podemos perder de vista que a Amazônia oferecerá a maior contribuição para todo o programa, tanto com a proposta de desmatamento zero, quanto pela meta de recuperação de áreas degradas por pastagens ou o desenvolvimento de uma agricultura de baixo carbono”, acrescentou o deputado.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex