Zé Geraldo diz que não é momento de plebiscito para divisão do Pará

ze geraldo1805_D1O deputado Zé Geraldo (PT-PA) registrou em plenário o debate ocorrido em Santarém, sobre a emancipação política, plebiscito e criação do Estado do Tapajós. “Fui àquele debate para oferecer uma visão diferente daquela que alguns parlamentares apresentam nesta tribuna, de que está muito próximo ou vai acontecer ainda neste ano um plebiscito no Pará para dividir o Estado em três: Pará, Carajás e Tapajós”. Para o deputado, dificilmente ocorrerá no Pará, neste ou no próximo ano, um plebiscito para aprovar ou não a divisão do Estado para criar ou o Estado do Tapajós ou o do Carajás.

“O que aconteceu aqui, eu acredito, foi uma mobilização regimental de Parlamentares que conseguiram aprovar aqui uma autorização para o plebiscito, sendo que o do Estado de Carajás está pronto, não precisa mais voltar ao Senado, e o do Tapajós voltará ao Senado. Mas há longo caminho a percorrer”.

Zé Geraldo avalia que o momento no Pará não é tão propício assim – nem no Brasil – para discutir essa divisão territorial. ” Então, não podemos deixar o povo também achar que agora nós vamos ter um Estado novo e, assim, deixar de cobrar do Governo do Estado o que ele tem de fazer para as regiões, porque muitos políticos acabam se escondendo nesse debate das emancipações de maneira que não encaram o Governo estadual para promover o desenvolvimento que essas regiões precisam e que os governos passados não quiseram fazer”, disse.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também