O deputado Zé Geraldo (PT-PA) protestou, em plenário, contra a venda do país pelo governo ilegítimo de Michel Temer . Lembrou que a turma que está governando o Brasil neste momento é a mesma que durante 20 anos comandou a chamada Nova República.
“São aqueles que começaram a vender o Brasil no tempo do Fernando Henrique, que não pagaram a dívida externa, que não pagaram o empréstimo para o Fundo Monetário Internacional — FMI, que sumiram com o dinheiro, que não prestaram conta ao povo brasileiro. E agora entraram com uma fome! Como eu sempre disse, parecem uma manada de gafanhoto. Estão destruindo tudo em pouco tempo”.
Zé Geraldo citou a venda da Petrobras e da Eletrobras. “E, agora, o Governo quer quebrar o BNDES, o maior banco de desenvolvimento social da América do Sul, que, nos 12 anos de Governo Lula e Dilma, financiou o desenvolvimento do Brasil”, denunciou.
Citou o deputado que o BNDES tem 200 bilhões de reais de caixa e o Henrique Meirelles (ministro da Fazenda) e o Temer querem que o banco devolva 150 bilhões de reais para o Orçamento. “Se o BNDES fez tantos financiamentos, fez o que fez e tem 200 bilhões, isso é graças à capacidade da equipe econômica do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Então, Sr. Meirelles e Sr. Temer, deixem os 200 bilhões do BNDES. Vocês, que estão quebrando o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Brasil, querem quebrar também o BNDES”, finalizou.
PT na Câmara