Zé Geraldo apresenta dados positivos sobre educação no campo e pede ampliação de resultado

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O deputado Zé Geraldo (PT-PA) anunciou em plenário o lançamento pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de pesquisa sobre Educação no Campo que traz importantes números da qualificação de trabalhadores rurais e seus filhos em 13 anos de existência do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) do governo federal.
 
“Conforme adiantado pela Agência Brasil, desde sua criação até 2011, período estudado pela Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (II Pnera), O Pronera levou educação a 164.894 moradores de assentamentos em todo o Brasil, entre 1998 e 2011. Foram 2.188 vagas em graduação, 1.689 em magistério nível médio, 3.090 no ensino técnico ou profissional, dentre outros cursos”, disse .
 
Segundo o deputado, a pesquisa também aponta que muito ainda deverá ser feito até que haja uma cobertura a contento da grande demanda apresentada pela qualificação do trabalhador assentado. “Hoje, a maior parte desta demanda, em se tratando do ensino fundamental e técnico, é ainda atendida graças às iniciativas comunitárias das Casas Familiares Rurais CFRs ou Escolas Famílias Agrícolas EFA, através da Pedagogia da Alternância. Uma missão muito difícil para estas instituições já que as mesmas não possuem fontes regulares de financiamento, dependendo quase sempre, do humor dos prefeitos e governadores, que na maioria das vezes, torcem os narizes para esta importante iniciativa capaz de evitar o êxodo rural” acrescentou o deputado.
 
Atualmente, no Brasil, existem 968,9 mil famílias assentadas pela reforma agrária. Desse quase um milhão de trabalhadores rurais, em 2010, 16,42% eram analfabetos. Um índice acima da média entre a população brasileira com mais de 15 anos, de 9,6%, de acordo com Censo do IBGE.
 
 (AP)

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

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