Zé Carlos homenageia trabalhadores rurais e repudia violência no campo

ze carlos luis macedoO deputado Zé Carlos (PT-MA) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (13) para homenagear homens e mulheres do campo pelo Dia Internacional da Luta Camponesa, comemorado em 17 de abril. O dia foi escolhido porque nesta data, há 20 anos, aconteceu o episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores rurais foram assassinados pela Polícia Militar do Pará, então governado pelo PSDB.

“Ao tempo em que manifesto minhas homenagens a todos os homens e mulheres do campo, das florestas e das águas do Brasil, aos pequenos produtores rurais, que, por meio da agricultura familiar, são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos do País, não posso deixar de lamentar o fato que ainda está presente em nossos dias a violência no campo”, disse o petista.

O mais recente exemplo dessa violência, informou Zé Carlos, aconteceu semana passada, no Paraná, “quando policiais militares, juntamente com seguranças da empresa Araupel, de forma brutal, atiraram contra trabalhadores rurais sem-terra que circulavam no acampamento Dom Tomás Balduíno”.

Por uma triste coincidência, lamentou Zé Carlos, esse ataque aos trabalhadores aconteceu no mesmo mês em que há 20 anos atrás houve o Massacre de Eldorado dos Carajás. “Meu repúdio pelos assassinatos e a toda violência contra trabalhadores e trabalhadoras que lutam cotidianamente pelo acesso a terra”, registrou o deputado maranhense.

Zé Carlos informou que o Núcleo Agrário da Bancada do PT já solicitou a criação de comissão externa para averiguar as mortes ocorridas no Paraná e acompanhar a investigação policial para apuração dos crimes.

Situação agrária – Ao falar sobre a questão agrária do país, inclusive citando documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a violência no campo, Zé Carlos afirmou que o Congresso Nacional “não pode ficar indiferente diante das situações de diversos grupos sociais diretamente ligados à terra — indígenas, quilombolas, acampados, assentados, pescadores artesanais e pequenos produtores familiares, correspondentes a mais de três quartos da população rural, definida legalmente como agricultores familiares”.

PEC 215 – O parlamentar defendeu também a rejeição da proposta de emenda à Constituição (PEC 215) “e todos os projetos que atentem” contra os direitos dos indígenas. “Essa proposta, se aprovada, vai paralisar de uma vez por todas o processo de oficialização dessas áreas protegidas e atentar contra o direito dos indígenas, direito já consolidado na nossa Constituição”. A PEC transfere do governo federal para o Congresso a atribuição de oficializar terras Indígenas.

Golpe – Sobre a tentativa da oposição reacionária de invalidar o resultado das urnas que elegeu a presidenta Dilma, o deputado Zé Carlos reafirmou a defesa pela democracia e contra o golpe.

Assista ao vídeo do pronunciamento do deputado Zé Carlos:

https://www.facebook.com/DepZeCarlosPT/posts/475176292671086

Gizele Benitz
Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex