O deputado Zé Carlos (PT-MA) lamentou, da tribuna, postagem nas redes sociais do deputado Valdir Colatto (PMDB- SC), defendendo uma separação da Região Sul do resto do País. Segundo o deputado Zé Carlos, Colatto fez comparações entre o Maranhão e Santa Catarina, no que diz respeito à população desses dois Estados, aos impostos gerados e aos recursos por eles recebidos da União, para justificar a separação. “Essa proposta — produto de devaneio, de fantasia, de total ausência de razão — é racista, fascista e discriminatória”, disse Zé Carlos .
“Reputamos como ato total insano, tolo, preconceituoso do deputado Valdir Colatto. Tenho certeza de que o povo de Santa Catarina, esse povo bonito e trabalhador, não compartilha de tal assanhamento separatista”, enfatizou o deputado do PT.
“O Maranhão, Sr. Valdir Colatto, não é somente um número econômico. O Maranhão é um berço de cultura, de homens e mulheres simples, trabalhadores e trabalhadoras e, também, cultos. Nosso legado é considerável para o País”, disse, citando vários artistas, esportistas e educadores do estado do Maranhão .
“O tempo não vai me permitir falar de tudo, mas posso citar, por exemplo, na música, os cantores e compositores João do Vale — que todos conhecem —, Zeca Baleiro e Alcione e o violonista Turíbio Santos. No esporte, o maior enxadrista do Brasil, Rafael Leitão. O grande jogador de futebol Canhoteiro, que nem todos sabem, mas é maranhense”, ilustrou.
Ele citou ainda expressões da educação, como o professor e psiquiatra Nina Rodrigues, o legado do Bumba meu Boi, do Cacuriá, do Tambor de Crioula e do carnavalesco Joãosinho Trinta.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara