As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Viação e Transportes realizam audiência pública na quarta-feira (24) para discutir a situação dos aeroportos brasileiros. O debate foi proposto pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Um dos objetivos, segundo ele, é discutir medidas para ampliar e melhorar os serviços aeroportuários no país antes da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
Zarattini lembra que estão previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) recursos da ordem de R$ 3 bilhões para ampliação e reforma nos 14 aeroportos das cidades-sede. Ele explica que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está preparando um estudo sobre o crescimento da demanda nos aeroportos brasileiros até 2014.
Mesmo diante do crescimento em 2010 maior do que o estimado, o governo, segundo ele, acredita que as obras necessárias para absorver um eventual crescimento estão adequadamente planejadas e já em fase de execução. “A previsão é que os aeroportos recebam entre 4 e 5 milhões de passageiros durante a Copa”. Cabe à Anac, de acordo com Zarattini, detalhar o percentual que os turistas representarão nesta demanda.
Foram convidados para o debate o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o ministro do Turismo, Luiz Barreto; o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza; a diretora presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira; o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Base (ABDIB), Paulo Godoy; e o diretor-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Mollo.
A audiência está marcada para as 11 h no plenário 3.
Agencia Cãmara