Zarattini refuta manobra de tucano de blindar conselheiro acusado de corrupção

zarattini

Em debate acirrado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional nesta quarta-feira (14), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) refutou a manobra do presidente do colegiado, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), de recusar, por ofício, a discussão e votação do requerimento apresentado por ele que convoca o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Robson Marinho, ex-chefe da Casa Civil do Governo Mário Covas, acusado de corrupção.

A convocação do conselheiro foi sugerida por Zarattini para que ele esclareça à comissão as denúncias de corrupção em contratos internacionais com a empresa francesa Alstom e os depósitos no valor de US$ 2,7 milhões encontrados em sua conta na Suíça.

“Não consideramos correto que se avalie aqui alguns tipos de requerimentos de uma forma, e outros de outra forma. Somos a favor do debate de todos os temas pertinentes a esta comissão e não só aquelas de interesse do PSDB”, alertou Zarattini.

De acordo Zarattini, o montante descoberto na conta internacional de Robson Marinho pode ter origem em propinas de contratos irregulares que, segundo ele, dizem respeito à corrupção internacional.

“Não vemos porque um assunto que trata de questões internacionais não seja aceito, por se tratar de uma acusação de corrupção contra o governo do PSDB. Pedimos que se exerça a presidência desta comissão de forma institucional e não partidária”, observou Zarattini.

A postura do presidente tucano da comissão repercutiu junto a parlamentares do colegiado.

Para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) a atitude do tucano é monocrática e caracteriza disputa política. “Esta comissão tem a característica de debater questões internacionais. O tema da Alstom é internacional e afeta o governo tucano do estado de São Paulo. Por isso eles querem blindar”, denunciou.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que já presidiu a Comissão de Relações Exteriores, também demonstrou indignação com a postura do dirigente. “Estamos em ano eleitoral e muitos requerimentos aprovados nesta comissão tinham um único condão, de produzir manchete na imprensa para a disputa política”, afirmou Pellegrino.

“Não entendo porque o requerimento está prejudicado. Há mais de 20 anos existe essa denúncia contra Robson Marinho no Caso Alstom. É um caso de corrupção explícita e envolve transferência de recursos para o exterior comprovadas pelas autoridades Suíças. É um assunto que interessa a esta comissão”, reforçou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Para o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), há procedência no requerimento de Zaratinni. “Há envolvimento internacional em relação à evasão de divisa. Há eventual lavagem de dinheiro na Suíça e há empresa francesa importante que atua no Brasil e está envolvida”, ponderou Sirkis.

OCDE – Zarattini fez questão de salientar que o Brasil é um dos signatários da Convenção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que trata do combate à corrupção de funcionários públicos estrangeiros na esfera de transações comerciais internacionais. “Temos compromissos externos e eles têm que ser observados. Existe a denúncia, existe a investigação. Portanto, precisamos ter conhecimento disso”, acrescentou.

Para Zarattini, essa premissa sustenta o seu requerimento uma vez que as denúncias envolvem a formação de cartel entre fornecedores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) durante os governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB, em São Paulo. Além disso, explicou, todo esse processo envolve também o recebimento de propina por parte de agentes públicos.

CCJ – O deputado Zarattini avisou aos integrantes da comissão que vai recorrer da decisão do presidente da CREDEN à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. “Recorreremos porque avaliamos como engano e atuação equivocada do presidente dessa comissão”, enfatizou Zarattini.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100