O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) ocupou a Tribuna para manifestar preocupação com a política cambial. “Tivemos uma mudança efetiva na economia mundial, diante da valorização das moedas, não só do Brasil como de vários países, e da política cambial da China e a dos Estados Unidos, agora anunciada pelo presidente Barack Obama , que deve se agravar ainda mais com o lançamento de bilhões e bilhões de dólares no mercado, resgatando títulos da dívida americana”, ilustrou.
Zarattini voltou a defender a realização de uma Comissão Geral na Câmara para debater esta questão a fundo. “Avançarmos na discussão da nossa política de juros, de reservas cambiais, do carregamento de uma dívida pesada que nos impõe uma despesa no Orçamento federal de cerca de 150 bilhões de reais”, disse.
Para ele, é importante trazer para o debate não só autoridades como o Presidente do Banco Central e o Ministro da Fazenda, mas também especialistas. Ele citou o professor Antônio Delfim Netto, ex-deputado, e o economista Amir Khair, que tem escrito diversos artigos propondo uma mudança na nossa política cambial. “Essa é uma questão importantíssima para o desenvolvimento brasileiro”, reiterou.
Equipe Informes