O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu, em pronunciamento no plenário, a realização de uma Comissão Geral na Câmara dos Deputados para discutir a questão cambial e a forma como, de acordo com ele, os Estados Unidos vêm fazendo uma ofensiva protecionista por meio da derrama de dólares no mercado mundial. “Isso prejudica não só o Brasil, mas todos os demais países em desenvolvimento”, disse Zarattini.
“Trata-se de decisão única e exclusiva dos Estados Unidos, contra a qual devemos efetivamente nos contrapor nos fóruns internacionais e dela nos defender internamente”, disse.
Para Zarattini, é necessária a aplicação de medidas internas de defesa, não só da nossa indústria como da nossa agricultura,
“medidas que garantam o emprego, a produção e as condições para que o país continue se desenvolvendo”, destacou o parlamentar petista.
A Constituição prevê que o Congresso Nacional discuta e defina a política monetária e cambial. “Efetivamente, até agora não assumimos esse papel de discutir e aprofundar o debate sobre a política monetária e cambial. Então, seria importante fazer com que, no plenário desta Casa, com uma comissão geral, houvesse um grande debate sobre a questão. É necessário que o Congresso Nacional entre nessa discussão para que o nosso país realmente encontre uma saída para enfrentar essa ofensiva dos Estados Unidos”, argumentou Carlos Zarattini.
Gizele Benitz