Zarattini defende aprovação de projeto que reduz em até 20% passagens de ônibus

zaratinicomissao
 
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu nesta quarta (19) a importância da desoneração  tributária como meio de reduzir as tarifas de transportes públicos no País.  O tema voltou à pauta nos últimos dias, com a realização de protestos em todo o país contra o valor das tarifas e a precária qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor.
 
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado promoveu uma audiência pública para discutir  a redução de tarifas , com base no Projeto 310/2009, relatado por Zarattini e aprovado pela Câmara em 2009.  
 
O projeto institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), condicionado à implantação do Bilhete Único temporal ou a uma rede integrada de transportes. 
 
Segundo Zarattini, o Reitup  pode garantir uma redução de mais de  20% no preço das passagens, segundo diversos cálculos. O Reitup permite, por a adesão voluntária, que  municípios, estados, empresários e o governo federal abram mão da cobrança dos seus respectivos impostos.
 
Envolve o PIS/Cofins cobrado das empresas de transporte, do óleo diesel, da eletricidade de tração, dos veículos e pneus – os principais fatores de produção. Alcança também o ICMS estadual desses mesmos fatores de produção e o ISS municipal que é cobrado na maioria das cidades, além de reduzir a zero a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Além disso, aplicaria um desconto de 75% nas tarifas de energia elétrica que move trens e metrôs.
 
Zarattini observou que um dos pontos importantes é a implantação do Bilhete Único que permite não apenas redução de custos, mas também uma maior mobilidade e flexibilidade para os passageiros. Prevê-se que a implementação das medidas seja feita pelo Ministério das Cidades e a fiscalização, para que os empresários se apropriem dos ganhos,  pela Receita Federal. “Se o convênio for rompido, terá que haver devolução imediata dos valores indevidamente apropriados”, disse o parlamentar.
 
A proposta relatada por Zarattini foi amplamente debatida pelos setores envolvidos e tem o apoio da Frente Nacional de Prefeitos e do sindicato nacional dos empresários, o NTU. 
 
O projeto 310/2009 concede diversos benefícios que  já estão previstos em duas medidas provisórias – MPs 612/2013 e 617/2013, mas Zarattini lembra que o Reitup tem maior abrangência. Ele elogiou a edição da MP  n°617/13, por exemplo, mas observou que a desoneração é de apenas 3,65%, enquanto o Reitup pode chegar a mais de 20%.
 
“O Reitup pode ser aperfeiçoado e sua aprovação trará impacto positivo na vida de milhões de brasileiros, ajudando na mobilidade urbana e até mesmo no estímulo ao uso de transportes públicos por aqueles que usam carros para se locomover, congestionando nossas grandes cidades”.
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex