Zarattini condena Temer por privatizar satélite estratégico para o país

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), voltou a condenar o governo ilegítimo de Michel Temer por anunciar a privatização de um satélite público recém lançado e que custou R$ 2,2 bilhões aos cofres públicos. Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, Zarattini observou que a privatização faz o Brasil voltar à estaca zero em termos de soberania nacional na área de telecomunicações, além de comprometer o Plano Nacional de Banda Larga.

O satélite foi idealizado e construído pelo governo da presidenta legítima Dilma Rousseff, com a reestruturação da Telebrás, que havia sido desativada pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Os tucanos entregaram a um grupo estrangeiro o único satélite que o Brasil tinha, inclusive para tráfego de informações militares. Agora, repete-se a situação, com o governo golpista pretendendo licitar 80% da capacidade do novo satélite para empresas multinacionais, terceirizando sua operação.

Conforme lembrou Zarattini, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que foi lançado semana passada na Guiana Francesa, tem o objetivo de massificar o acesso à banda larga e promover a inclusão digital em regiões remotas do país e também nos grandes centros urbanos, além de garantir segurança para o tráfego de informações militares. Tudo isso vai por água abaixo com a privatização, provavelmente para grupos estrangeiros, comentou o líder do PT.

Zarattini lembrou que o projeto SGDC, de Lula e Dilma, teve como um dos objetivos resgatar a segurança nacional nessa área. “Agora, o governo Temer recua no tempo e faz o mesmo entreguismo de FHC”, disse o líder do PT.

O líder, juntamente com a deputada Margarida Salomão (PT-MG) e outros parlamentares entraram no dia 19 de abril com representação no Ministério Público Federal (MPF) e no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a privatização do satélite.

Na entrevista a Paulo Henrique Amorim, o líder do PT falou também sobre outras ameaças à soberania nacional como resultado da prática submissa do governo Temer aos interesses estrangeiros. Citou como exemplo a  utilização, pelos Estados Unidos, da Base de Alcântara (MA), a partir de acordo que o governo atual tem negociado com Washington.  “Os EUA querem submeter o Brasil a seus interesses, forçando o Brasil a abrir mão de seu projeto na área aeroespacial, que é estratégico para o País”.

Assista à entrevista aqui

 

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100